Publicado em 26 de maio de 2021 por Tribuna da Internet
Marcelo Montanini
Metrópoles
Líderes de partidos da oposição na Câmara dos Deputados protocolaram, nesta quarta-feira (26/5), ação na Procuradoria-Geral de Justiça Militar contra o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello, da ativa.
Segundo os deputados, o general violou o Código Penal Militar ao participar de um ato político-eleitoral em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Rio de Janeiro, no último domingo (23/5).
CRIME PRATICADO – Endereçada ao procurador Antônio Pereira Duarte, a peça se fundamenta na participação do general de Divisão do Exército do Brasil no ato político ao lado de Bolsonaro e, portanto, “por ter praticado, em tese, o crime previsto no art. 324 do Código Penal Militar”.
No documento, os parlamentares destacam que “Pazuello discursou, sem máscara, no alto do carro de som, para a população que acompanhava o ato político”.
Em seguida, recordam que, no último dia 19, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara que os militares da reserva podem participar de manifestações, ao contrário dos que estão na ativa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O governo abriu a guarda e recebeu um direto da Oposição. Vamos aguardar a resposta da Procuradoria, que está lidando com ilegalidade pública e notória, que surge na boca do povo. A manobra da Oposição é inteligente e pode complicar Pazuello. (C.N.)