Em Jeremoabo até o luto oficial que deveria ser uma coisa séria, avacalhou, não é por merecimento, mas pela vontade do (des)governo, sem nenhum critério.
Mas numa administração onde o gestor parabeniza a família dos mortos, ´de se esperar o que?
"1. O LUTO E AS HONRAS FÚNEBRES
Conceituação
Segundo o mestre Aurélio luto, do latim luctu, é o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém; os sinais exteriores de tal sentimento, em especial o traje, quase sempre preto, que se usa quando se tem luto; o tempo durante o qual se usa luto; e tristeza profunda, consternação ou dó. Classifica ainda o luto em, luto aliviado e luto fechado. Luto aliviado seria o luto menos rigoroso após a morte de um parente afastado, ou o que se segue ao luto fechado, quando as pessoas enlutadas se permitem usar roupas de cores sóbrias, mas não alegres. Luto fechado que se guarda nos primeiros tempos depois da morte de um parente próximo, e cujo traje é completamente negro.
Oficial, também do latim officiale, o que é proposto ou emana de autoridade legalmente constituída." (https://www.scm.sc.gov.br/)
Luto oficial portanto, é o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém, proposto por uma autoridade legalmente constituída..