Publicado em 11 de dezembro de 2020 por Tribuna da Internet
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
Pedro do Coutto
O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu os médicos, os infectologistas e aos próprios cientistas, quando afirmou que estamos atravessando o final da pandemia, o que contraria a realidade e provoca uma sensação de perplexidade na opinião pública. O presidente da República e seu governo até hoje não se voltaram para preparar um plano nacional de vacinação. Seu comportamento à frente do governo é um desastre.
Em todos os países, os governos estão se empenhando em uma luta permanente para iniciar a vacinação, o que comprova a gravidade de um processo cujo impulso assumiu a característica de um ciclone que multiplica as mortes decorrentes do coronavirus.
AO ABANDONO – O Brasil, como acentuei, não tem plano de vacinação. Tanto assim que estamos a espera da vacina entre todas produzidas no planeta. A vacina não tem ideologia política, mas o presidente Bolsonaro depois de dizer que a epidemia estava no final, mobilizou o ministro Pazuello para começar a aplicar a vacina antes do governador João Dória, que ele identifica como seu adversário nas urnas de 2022.
Como o governador de Sã Paulo marcou o início do processo de imunização, o presidente de repente ficou empenhado consigo mesmo para começar ainda no final deste mês. Mas não é possível minimizar a pandemia e depois correr para suplantar o governador de São Paulo. O fato é que nos dois últimos dias a Covid 19 causou a morte de cerca de 1000 pessoas, e contaminou dezena de milhares em todo o país. Na minha opinião Bolsonaro não tem capacidade para governar.
FALTA DE VISÃO – Uma prova adicional que acentua a falta de visão do presidente Bolsonaro está no Globo desta quinta-feira, reportagem de Marcelo Correa e Eduardo Campos, publicando afirmações do deputado Rodrigo Maia.
O presidente da Câmara Federal assinalou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que o Legislativo precisa votar matérias destinadas a reformas e privatizações, mas não fixou agenda alguma para recuperação econômica e geração de renda.
Maia disse que Guedes não teve qualquer iniciativa para diminuir o desemprego, acrescentando que os projetos que o ministro anuncia como solução ainda não saíram do papel. E agora?