Denúncias podem ser realizadas pelo número 181.
Por G1 SE
Celular — Foto: Getty Images via BBC/Arquivo
Em virtude do aumento de ocorrências envolvendo fraudes bancárias no período de pandemia, o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (28), orientações sobre os golpes que estão sendo praticados por pessoas que se passam por funcionários do atendimento de instituições financeiras e de bancos.
Segundo a polícia, os golpistas entram em contato por telefone, informam isobre uma suposta compra que não foi feita pela pessoa e pede que o caso seja comunicado à instituição financeira pelo número presente no verso do cartão.
“Eles solicitam informações às pessoas e perguntam se foi feita uma determinada compra. Com a resposta negativa, os golpistas orientam as pessoas a entrarem em contato com os bancos pelo número do verso do cartão, que seria o call center”, explica a delegada Luana Guedes.
Ainda de acordo com ela, com essa atitude, os golpistas ganham a confiança da vítima. Eles não desligam o telefone e a pessoa digita o número de contato com a instituição financeira, sem saber que na verdade continua em contato com os criminosos. “Então as pessoas acreditam que estão conversando com o banco, quando na verdade continuam falando com o golpista, que sequer desligou o telefone. Então na dúvida desligue o telefone, ligue de outro número e em hipótese alguma forneça seus dados pessoais e bancários. Assim já evita cair em golpes”.