Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 31, 2020

Retrospectiva: Deboche de empresário com pandemia de Covid-19 foi destaque em março


Retrospectiva: Deboche de empresário com pandemia de Covid-19 foi destaque em março
Cláudio Vale Vieira zombou das equipes de saúde | Foto: Divulgação

O escárnio de um empresário com a saúde pública na pandemia de Covid-19 foi o destaque do Bahia Notícias em março. A notícia de que, mesmo diagnosticado com a doença, o empresário Cláudio Henrique do Vale Vieira fugiu do isolamento social em São Paulo e veio para Trancoso, no sul baiano (relembre aqui), foi a mais lida do site no mês e no ano. Foram 2,66 milhões de leitores só nesta matéria, de um total 19,3 milhões que visitaram o BN em março. 

 

Presidente do Grupo CVPAR, Vieira causou indignação com o deboche em relação ao vírus. Segundo o governador Rui Costa, ele foi um dos principais responsáveis por espalhar a doença na região de Porto Seguro. Ignorando as recomendações médicas para ficar de quarentena, ele veio de jatinho para a cidade, onde participou de festas com amigos e contratou funcionários para ficarem na sua casa após o diagnóstico. 

 

As medidas restritivas para conter o avanço da doença no estado também receberam atenção dos leitores. A sugestão de Rui para que cidades sem casos de Covid-19 mantivessem o funcionamento do comércio e das feiras livres (leia aqui) teve 515.496 leitores.

 

Teve destaque no BN em março a primeira morte por coronavírus registrada no Brasil. No dia 17 daquele mês, o site noticiava que um homem de 62 anos não tinha resistido às complicações provocadas pela doença (veja aqui). O paciente tinha comorbidades, como diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática, um aumento benigno da próstata verificado mais comumente entre homens mais velhos. Foram 345.842 leitores nesta notícia. Em junho, no entanto, o Ministério da Saúde divulgou que o primeiro óbito por Covid não havia sido esse. A primeira vítima foi uma paciente de 57 anos, em 12 de março.

 

A notícia de que a China aceitou enviar ajuda aos estados do Nordeste para mitigar os impactos da pandemia foi uma das mais lidas. Após o Consórcio Nordeste enviar uma carta assinada pelo governador Rui Costa com pedido de auxílio, o embaixador do país asiático no Brasil, Yang Wanming, respondeu que “vamos nos esforçar por isso” (releia aqui). À epoca presidente do grupo, o petista pediu envio de médicos, de insumos e de equipamentos, como leitos UTI e respiradores. A nota teve 284.825 acessos.

 

O desembargador Júlio Travessa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), relator de uma ação penal contra o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), voltou a negar, em março, um pedido da defesa para encaminhar o processo à primeira instância (confira aqui). Alvo da Operação Detalhes, o parlamentar é acusado de contratar funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Destaque no BN, a nota sobre a negativa da solicitação foi recebeu 149.448 leitores.

Bahia Notícias

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas