Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 31, 2020

Alcolumbre deve rejeitar ministério, mas quer emplacar sua mulher no Sebrae/Amapá

Publicado em 31 de dezembro de 2020 por Tribuna da Internet

Charge do Son Salvador (Estado de Minas)

Bárbara Baião e Thais Arbex
CNN Brasília,

Sondado pelo Palácio do Planalto para assumir um ministério, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, articula para assumir a primeira vice-presidência da Casa em uma eventual gestão do senador Rodrigo Pacheco, do DEM. As conversas envolvem a cúpula do PSD que, segundo relatos feitos à CNN, deve ter a maior bancada no bloco, com onze parlamentares, e teria de ceder o espaço na Mesa a Alcolumbre. 

A ofensiva do atual presidente do Senado para emplacar Pacheco ganhou força após um almoço com o presidente Jair Bolsonaro, na semana passada. Os dois correligionários pretendem iniciar a campanha com um giro por 15 estados ao lado de aliados, a partir do dia 5 de janeiro. Além disso, o senador Flavio Bolsonaro, do Republicanos, ajudaria no pedido de votos com senadores.

SEDE DE PODER – Desde que o STF vetou a possibilidade de recondução na mesma legislatura, Alcolumbre tem trabalhado para emplacar um sucessor do DEM com aval do governo. Mas, as negociações tem deixado de fora o MDB que, diante do cenário, busca viabilizar uma candidatura própria sob o argumento da proporcionalidade, já que tem a a maior bancada da Casa, com 13 senadores. 

No próximo dia 6, o partido quer oficializar a filiação dos senadores Vital do Rego e Rose de Freitas. O próximo passo seria construir consenso em torno de um nome da bancada que represente uma relação de maior independência ao presidente Jair Bolsonaro. Entre os cotados, estão a senadora Simone Tebet e o senador Eduardo Braga.

MULHER NO SEBRAE – O site O Antagonista revela que o empresário Iraçu Colares, presidente do Sebrae no Amapá, pediu apoio aos dirigentes nacionais da entidade para barrar uma “sórdida armação jurídica” de Davi Alcolumbre para destitui-lo do cargo e emplacar, em seu lugar, sua mulher, Liana Andrade.

Na semana passada, a juíza Elayne Cantuária, investigada no CNJ por causa da proximidade com o senador, anulou a eleição de Iraçu, ocorrida em novembro de 2018.

A chapa de Liana Andrade, derrotada na disputa, apresentou a ação à Justiça em fevereiro do ano passado, logo depois que Alcolumbre foi eleito presidente do Senado.

USO DO JATINHO – E a Folha informa que a Justiça de Pernambuco pediu explicações ao governo do Amapá sobre uma aeronave cedida ao Estado pela Polícia Federal. A juíza Amanda Torres de Lucena Diniz Araujo, que autorizou o uso do avião, quer saber se existiram questões políticas envolvidas no processo. Ela pergunta também se os requisitos que determinou foram cumpridos.

Como mostrou a Folha no início do mês, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi quem intermediou o empréstimo da aeronave ao estado. O ligação de um delegado da PF como senador gerou mal-estar no órgão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Alcolumbre não sossega, está sempre metido em alguma armação. Ainda bem que não será ministro. É possível imaginar o que ele faria na condução de um orçamento ministerial… (C.N.)

Em destaque

Bolsonaro ironiza a “historinha de golpe”, como “narrativa” de Moraes

Publicado em 23 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jair Bolsonaro corta do cabelo no interior de Al...

Mais visitadas