Victor Farias
O Globo
O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira, dia 1º, que os eleitores “caprichem” na escolha de prefeito e vereador, nas eleições deste ano, e optem por candidatos que “tenham Deus no coração”. A declaração foi dada em São José do Egito (PE), durante inauguração de uma obra hídrica.
“Vamos caprichar para escolher prefeito e vereador. Vamos escolher gente que tenha Deus no coração, que tenha na alma patriotismo e queira de verdade o bem do próximo. Deus, pátria e família”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO – O presidente não tem participado ativamente das campanhas municipais deste ano, apesar de diversos candidatos tentarem atraí-lo para seus palanques, entre eles Marcelo Crivella (Republicanos) e Luiz Lima (PSL), que disputam a prefeitura do Rio de Janeiro, e Celso Russomano (Republicanos), na eleição para prefeito de São Paulo.
Na quinta-feira passada, sem citar nomes, Bolsonaro afirmou que tinha candidato em São Paulo, Manaus e Santos (SP). Ele disse que assumiu o compromisso de não participar da campanha, mas poderia mudar de ideia.
“Eu tenho um candidato em São Paulo. Não vou falar o nome dele. Tenho um candidato em Santos. Não vou falar o nome dele. E tenho um em Manaus. Não vou falar o nome (…) Eu assumi esse compromisso de não entrar em eleição municipal. Mas a gente pode mudar de ideia também”, afirmou.
CARAVANA – Na manhã desta quinta-feira, o presidente foi a Pernambuco acompanhado dos ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança-Institucional; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).
A ida a São José do Egito faz parte de uma série de viagens que o presidente tem feito nas últimas semanas, para inaugurar obras. No mês passado, visitou também a Paraíba, Bahia e Mato Grosso.