segunda-feira, outubro 26, 2020

Em resposta a Fux, Bolsonaro diz que vacinação não é uma 'questão de Justiça


Em resposta a Fux, Bolsonaro diz que vacinação não é uma 'questão de Justiça'
Foto: Marcello Casal jr. / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (26), que um juiz não pode ter a ambição de decidir sobre tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19. A declaração é uma resposta ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que disse ver com bons olhos a Justiça decidir a respeito da questão. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

"Entendo que isso [não] é uma questão de Justiça, é uma questão de saúde acima de tudo. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar a vacina. Nós queremos é buscar solução para o caso", afirmou Bolsonaro, para apoiadores que o acompanhavam na porta do Palácio da Alvorada. O registro foi feito por uma transmissão de um canal pró-governo.

 

Ainda nesta segunda, Bolsonaro afirmou que se reunirá com o general Eduardo Pazuello, atual ministro da Saúde. Na semana passada, Pazuello testou positivo para a Covid-19.

 

Vale lembrar que, na última semana, Bolsonaro encerrou um acordo que o ministro da Saúde havia feito para comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac, que é produzida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. O governador João Doria, de São Paulo, desafeto de Bolsonaro, apoiou Pazuello.

 

Nesta sexta-feira (23), o ministro Luiz Fux declarou que a judicialização do caso é necessária. No mesmo dia, o ministro Ricardo Lewandowski indicou a intenção de dar celeridade à discussão, aplicando o rito abreviado aos processos.

 

A aposta de Bolsonaro é a vacina produzida pela Universidade de Oxford (ING), em parceria com a AstraZeneca. Nesta segunda, a agência de Notícias Reuters publicou que o candidato a imunizante produz resposta imune em jovens e idosos, além de ter gerado pouca resposta adversa (lembre aqui).

Bahia Notícias

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas