Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 26, 2020

O povo pediu estamos voltando com toda garra....

.


Depois de meses fora do ar, o radialista e locutor Carlina , está de volta ao rádio. Agora, ele comandará o Programa Jeremoabo Alerta, de 12 às 13:00 horas na Rádio Alvorada FM, na freqüência 87,9.

Nessa nova empreitada, o comunicador garante que será fiel ao formato anterior, que foi sucesso no CONEXÃO VERDADE,  mas que se apresentará com novo gás, depois dessa pausa merecida, na qual teve mais tempo para colocar em dia assuntos de interesse particular. A intenção é trazer de volta o debate sincero e franco para o rádio. Informar e recriar espaços de interação através da formação de opinião pública.

Nesse novo programa o ouvinte interage para encaminhamento de
 solicitações/denúncias/reivindicações relacionadas com que entende serem seus direitos.. "A programação das emissoras de rádio tem gerado espaços importantes para a canalização das inquietudes políticas, tanto que é impossível pensar a participação política fora dos meios, particularmente do rádio que utiliza o recurso da legitimidade de se apresentar como serviço público. O desafio que se coloca para o ouvinte é como se apropriar do espaço e fazer valer seu discurso de cidadão quando está inserido em um espaço de disputa que envolve poder local e compromissos econômicos".

Conclusão
A relação rádio/ouvintes é marcada pela reciprocidade própria do veículo e pela disputa de poderes. O fato de que o rádio depende de seus ouvintes e que estes procuram o veículo para obter auxílio seja para ter espaço ou para fazer valer direitos, transforma o rádio num local privilegiado para as disputas de poderes. Diante deste quadro que pode ser observado pelas manifestações dos ouvintes quando “pedem” uma providência do Programa resta compreender a forma como o apresentador veicula o que denomina de “reclamação do ouvinte”. Todas as manifestações dos ouvintes apresentadas foram coletadas num período já distante e estão escritas, impossibilitando com isto obter conclusões sobre a tonalidade da voz do locutor
Quando o ouvinte diz que na rua onde ele mora tem um “buraco que está de aniversário” quer sensibilizar o programa para divulgar a sua manifestação. Também deseja dizer para o setor público responsável pela manutenção de ruas que a situação é ruim e que pode ficar ainda pior. Exerce a sua cidadania quando busca uma solução para um aspecto do bem estar social. Em outros momentos, o ouvinte vai mais adiante fazendo sugestão. Ele participa denunciando um problema e antecipando uma solução. Portanto, neste exemplo quer influir no coletivo.
Como os objetivos do ouvinte que participa do programa de rádio são diferentes, quando se manifesta diretamente em relação ao gestor público passa a ter uma dimensão política. Se refere a forma como o recurso público é administrado manifestando a disposição de disputar o poder. É diferente a forma de encaminhar a solicitação, mesmo que o sentido da disputa seja o mesmo do ouvinte que solicita providências em nome de outros, apresentando uma preocupação coletiva.
Por fim, é importante considerar que o rádio por sua estrutura de empresa e os ouvintes pela necessidade de participação disputam espaços de poder. Esta disputa se dá tendo como objeto o poder público. É esta disputa de poder que fascina o ouvinte e faz do rádio um veículo especial para utilização política".
Referências" (Sandra de Deus
Jornalista professora do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UFRGS
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS.)

Em destaque

Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas

  Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas domingo, 12/01/2025 - 18h40 Por Redação Foto: Divulgação Pelo menos três...

Mais visitadas