Posted on by Tribuna da Internet

Bolsonaro tem uma capacidade rara de criar grandes problemas
Pedro do Coutto
O advogado de Sergio Moro, Rodrigo Sanches, afirmou na tarde de terça-feira que o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril confirma integralmente a versão do ex-ministro da Justiça, quando focalizou a discordância entre ele e o presidente Jair Bolsonaro. Outros participantes disseram o mesmo. Assim foi eliminada qualquer dúvida sobre a veracidade das afirmações do ex-ministro Sérgio Moro em torno das demissões desejadas pelo presidente da República na Polícia Federal.
As declarações de Rodrigo Sánchez Rios foram divulgadas na tarde de ontem pela Globonews e pela CNN. A reportagem da CNN, inclusive, foi o veículo que iniciou uma entrevista na rampa do Palácio do Planalto com o presidente Bolsonaro.
SEGURANÇA DA FAMÍLIA – A respeito de sua pressão sobre a Superintendência da Policia Federal no Rio de Janeiro, o presidente da República disse que assim agiu para fortalecer a segurança de sua família. Negou que tenha agido para afastar qualquer investigação a respeito de seus filhos.
Não rebateu as afirmações sobre a veracidade do vídeo, que passa agora para a fase seguinte, a critério do ministro Celso de Melo. Celso de Melo determinou a transcrição integral do vídeo, e segundo informações que circularam vai analisá-lo em profundidade.
Na minha opinião, o aspecto político é o tema dominante do episódio, além de qualquer outra movimentação nos autos.
GOVERNO É ABALADO – Acrescento que o governo Bolsonaro sofreu ontem um abalo em sua estrutura e também na conjuntura que envolve o Palácio do Planalto e a base parlamentar que o sustenta tanto na Câmara quanto no Senado Federal.
O apoio que poderá receber do Centrão, não será suficiente, a meu ver, para que Jair Bolsonaro possa retomar o comando que equilibra os três poderes da República e a própria população brasileira, especialmente o eleitorado que o levou a vitória nas urnas de 2018. A oposição ao seu governo, portanto, passou a dispor de mais uma peça a ser incorporada na definição de sus opositores.
O revés desta terça-feira não está separado das afirmações feitas na véspera pelo ex-diretor da PF Maurício Valeixo. O delegado sustentou que, no contato que o presidente da República manteve com ele por telefone o chefe do Executivo lhe disse que desejava uma afinidade com o novo titular e que por isso queria afastá-lo do cargo.
AJUDA A MILITARES? – O Globo e a Folha de São Paulo publicaram nesta terça-feira a nota oficial do Ministério da Defesa revelando casos do auxílio de 600 reais ter sido pago de forma irregular a militares. No Globo assina a matéria Geralda Doca; na Folha de São Paulo, Gustavo Uribe, Bernardo Caran e Larissa Garcia.
Outra reportagem, de Gabriel Shinohara, revela o crescimento do seguro desemprego, acentuando que os pedidos atingiram a escala de 748 mil no mês de abril, representando crescimento de 22% em comparação com o mesmo mês de 2019. Isso de um lado. De outro o número é 39% maior do que o total de desempregados no mês de março deste ano. Consequência evidente do crescimento de desemprego no pais.