Foto Divulgação
Por: Marcelo do Sindicato.
MAIS O QUE DE FATO É O NEPOTISMO?
-
Nepotismo (do latin nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção uma prática de altos funcionários públicos que se utilizam de sua função para distribuir cargos a pessoas ligadas a eles por laços familiares, de forma que as outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.
A palavra '"nepotismo"' surgiu para expressar as relações de concessões de privilégios entre o papa e seus familiares no período do renascimento, os papas e outras autoridades religiosas por não possuírem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da igreja.
Atualmente o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerando um empecilho aos princípios democráticos. O maior nepotismo da história talvez tenha sido o de Napoleão Bonaparte, uma vez que o imperador Francês nomeou três de seus irmãos como reis nos países por ele conquistados.
A Constituição Federal através de seu artigo 37, prega que os princípios da LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA devem ser seguidos na contratação de funcionários para os serviços públicos. Através desse artigo, fica explicado o caráter inconstitucional do nepotismo.
A SÚMULA n° 13, do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL " STF" diz o seguinte: " A NOMEAÇÃO DE CÔNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, ATE TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURÍDICA INVESTIGADO EM CARGOS DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCÍCIO DE CARGOS EM COMISSÃO OU DE CONFIANÇA, OU AINDA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS TRÊS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERA E DOS MUNICÍPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAÇÃO RECÍPROCAS, VIOLA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O nepotismo tanto envergonha a classe política, como também incomoda a toda sociedade ao ponto de muitos políticos que estão fora do poder se utilizarem dessa falha da situação do momento, que talvez possua um ou dois parentes lotados na administração pública que representam, para ataca-los como forma de estratégia para ganhar as eleições.
Assistir a vários episódios aqui em nosso município envolvendo reclamações a cerca do nepotismo, que serviram de combustível para colocar fogo em algumas situações onde o nepotismo ainda era calouro. As críticas eram muitas que chegaram ao ponto de muitos cidadãos eleitores se enganarem com a falsa profecia de que o nepotismo seria extinto com a chegada do novo, mas não aconteceu.
Hoje a situação vivida prova que muitos ataques a prática do nepotismo , como foi o caso das várias denúncias e reclamações contra a gestão interina passada, que tinha um cargo comissionado sob responsabilidade de um parente de primeiro grau do gestor interino da época, não passaram de manobras, um jeitinho de jogar o povo contra o sistema da situação daquele momento para lucrarem vantagens políticas com base no falso moralismo.
A mesma sociedade que naquela oportunidade fora usada como massa de manobra, assistem com pesar a desmoralização do atual sistema, que se contradiz ao superar a todos que governaram no possado na questão do descumprimento do artigo 37 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
As promessas de combate às práticas ilícitas, como a exemplo do nepotismo, que foram proferidas no passado no decorrer das eleições suplementares , não passaram de uma falsa profecia que enganou a muitos que hoje vivem atirados no lago da decepção em fase de afogamento, ensejando por alguém que seja o seu próximo para lhe oferecer um socorro, um resgate uma saída para o problema.
O falso profeta é semelhante a um servo semeador imprudente, que ao lhes entregarem sementes para que o mesmo procure um terreno fértil para lança-las, o servo mal, prefere joga-las na beira do caminho, facilitando assim que sobrevenham as aves dos céus se alimentem das sementes que estão perdidas e expostas na beira do caminho. PENSEM NISSO.
Nota da redação deste Blog - Meu caro Marcelo, essa sua matéria é um tapa na cara dos puxa-sacos, pois eles continuam esperneando sem argumentos para desmentir; a única maneira de tentar iludir o povo é mentir, dizendo que o Blog escreve mentiras.
Eu pergunto a esses irracionais: será que todo conteúdo desse artigo é mentira?
Será que em Jeremoabo não existe nepotismo desenfreado e escancarado?
Esses analfabetos políticos ainda não conseguiram cair na real e conscientizasse que: " Pode-se enganar a todos por algum tempo;... Pode-se enganara todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo"(Abraham Lincoln).
*
Marcelo do Sindicato é Universitário, está cursando direito, já entende muito bem que Nepotismo é Improbidade Administrativa..
O Blog conta também com a colaboração do cidadão José Mário Varjão, funcionário Público e Engenheiro Civil, além de provas oficiais das improbidades fornecidas oriundas de representações por advogados que assessoram a Câmara de Vereadores de Jeremoabo.
Aqui não publica-se inverdades, e sim fatos respaldados em provas oficiai; é por esse mesmo motivo que " não paramos para atirar pedras em cada cão que late".