Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 27, 2009

Aumenta casos de suspeitas de meningite em Trancoso

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), confirmou na tarde de ontem, a ocorrência de um surto de meningite meningocócica tipo C, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Segundo o órgão, foram notificados oito casos, sendo seis confirmados pelo critério clínico-laboratorial e dois que ainda estão em investigação.Desses, quatro foram a óbito e os outros quatro continuam internados um no Hospital de Eunápolis e três no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. A doença começou a se alastrar no final da semana passada. As vítimas teriam participado de uma festa no dia 18 em Trancoso e não se conheciam. Três deles, que morreram, eram do sexo masculino, um de 23 anos, de São Paulo e estava há 15 dias em Porto Seguro. Os outros dois, um de 17 anos, era de Arraial D´Ajuda, e o outro de 16 anos, de Trancoso. A quarta vítima, do sexo feminino, tinha 29 anos e também era de Trancoso. Já os outros quatro internados são três homens (14,18 e 22 anos) e uma mulher de 25 anos.Segundo a Sesab, as medidas adotadas pelos técnicos do órgão, em conjunto com os da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e da 8ª Diretoria Regional de Saúde, foram: Envio de técnico da Cevesp e do GT-Meningite para apoio técnico às ações de vigilância epidemiológica no município. Quimioprofilaxia alargada de todos os contatos das vítimas, como: familiares, colegas da sala de aula, companheiro/a, dentre outros que tiveram contato próximo e íntimo com os casos; continuidade do plantão 24 horas nos Pronto Atendimentos de Trancoso e Arraial D´Ájuda. Manutenção da ambulância de plantão nos Pronto Atendimentos destes dois locais. Divulgação de sinas/sintomas para população em geral através de meios de comunicação; Manutenção de plantão do Lacen para recebimento e processamento de amostras biológicas para diagnóstico de meningite.
Meningite – É uma doença provocada pela bactéria ‘Neisseria meningitidis’ que, quando entra no sangue ou fluido espinhal, dá origem a uma infecção sistêmica. É uma moléstia grave e pode ter início em sintomas como febre, dor de cabeça e evoluir drasticamente em poucas horas para uma morte por coma cerebral. O meningococos infecta pessoas saudáveis e é transmitido através de um contacto muito próximo, por secreções respiratórias e salivares e ao tossir. Embora muitas pessoas transportem a bactéria no nariz e garganta sem qualquer tipo de problemas, podem transmiti-la aos outros, provocando a doença. Mal entra nas vias respiratórias, pode espalhar-se a outras áreas do corpo através da circulação sanguínea até atingir o líquido da coluna vertebral alcançando a meninge, começa então por multiplicar-se rapidamente. O período de incubação é de 2-10 dias até os sintomas começarem a aparecer.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

"Abuso de Poder e Desvio de Recursos: O Caso do Gabinete do Prefeito de Jeremoabo"

Conforme o vidéo no final dessa matéria o prefeito Deri do Paloma está usando seu gabinete de fundo de quintal, bancado as custas do dinheir...

Mais visitadas