Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 13, 2009

Aliança nacional PT-PMDB está cada vez mais distante

Fernanda Chagas
A possível não renovação da aliança do PMDB com o PT tem movimentado o meio político e preocupa até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos dias, Lula recebeu a notícia de que neste momento, segundo estimativas das principais lideranças do partido, cerca de 60% do PMDB não está disposto a formalizar aliança com o PT para 2010. Em todos os estados PT e PMDB querem disputar os governos locais e reivindicam a marca de "candidato do Lula". Na Bahia, embora nada tenha sido confirmado oficialmente, especulações dão conta de que o cenário não é diferente e que a possibilidade de o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) e o governador Jaques Wagner (PT), se confrontarem nas urnas é grande.
Geddel, por exemplo, já anunciou que entregará um documento a Wagner, apontando divergências administrativas do PMDB em relação à gestão do Estado. Enquanto isso, o PMDB baiano lança na próxima segunda-feira, em Salvador, os Encontros Regionais, denominados "PMDB 2010", que vão acontecer até setembro no interior do Estado, que segundo o próprio presidente estadual da legenda, Lúcio Vieira Lima, irá determinar o futuro da legenda, no que diz respeito às próximas eleições. O lançamento do programa ocorrerá no Bahia Othon Palace Hotel, com a participação do ministro, do vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, do prefeito João Henrique e de militantes do PMDB, entre prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e deputados.
Segundo Lúcio, os encontros visam saber o que pensam e o que desejam as bases do partido, estimular a militância, e permitir uma maior identificação entre os quadros partidários. "Os encontros regionais resgatam o princípio histórico do partido de discutir os seus rumos em consonância com os desejos e necessidades de suas bases", afirma, complementando que os encontros permitirão que os filiados ao PMDB possam se sentir como parte integrada e indispensável de todos os projetos do partido na Bahia.
A estimativa é que os militantes dos 417 municípios baianos participem dos eventos subdivididos em 18 pólos de desenvolvimento regional. Itapetinga sediará, no dia 24, a primeira plenária da região, que engloba : Caatiba, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicui, Iguaí, Itarantin, Itajú do Colônia, Itambé, Itapetinga, Itororó, Macaraní, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá, Ribeirão do Largo e Santa Cruz da Vitória. "Vamos até setembro, quando concluiremos os 20 Encontros Regionais. Este é o tempo do PMDB", concluiu Lúcio, definindo o prazo para o partido se posicionar sobre as eleições de 2010.
Enquanto isso, o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, descartou que haja conflitos entre o PMDB e o PT na Bahia e sim uma tentativa de amplificar um clima de tensão natural da política. "Acho que se quer criar clima de tensão no momento mais propício da aliança nacional PT-PMDB", avaliou o dirigente, complementando que "não existe política sem tensão, sem você pegar os contraditórios e construir síntese", disse, demonstrando disposição para o entendimento e manutenção da aliança no Estado.
O fim da verticalização, que, em 2006, amarrou a nível nacional os interesses das composições partidária nos estados, foi apontado como determinante pelo presidente do PT para que se buscasse a construção da aliança com o PMDB em cada estado.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

A nova gestão de Aracaju não pode olhar apenas para o retrovisor

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por VALDOMIRO JUNIOR (@jrnoticias.com.br)   Nota da redação ...

Mais visitadas