Rodovia que corta a Bahia entra na lista de possíveis concessões à iniciativa privada, com cobrança de pedágio
BRASÍLIA - O governo federal definiu mais três segmentos de rodovias federais que poderão ser objeto de concessão à iniciativa privada na próxima etapa do processo de privatização do setor. Entraram na lista de possíveis concessões os seguintes trechos: BR-101 no Espírito Santo, BR-101 na Bahia e BR-470 em Santa Catarina. No total, são mais 1.608km que poderão ser administrados por empresas privadas com cobrança de pedágio. É mais uma rodovia que corta o estado que deve ser privatizada, além das BR-324, entre Salvador-Feira de Santana, e a BR-116, entre Feira e a divisa com Minas Gerais.
Os três novos trechos determinados pelo governo compõem a “segunda fase” da terceira etapa do processo de concessão. Na “primeira fase”, já há cinco trechos em estudo, que somam 2.066km. O Ministério dos Transportes autorizou a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos S.A.) a fazer estudos técnicos sobre os trechos. Caso eles se mostrem atrativos ao capital privado e haja decisão política do governo, poderão ser concedidos, por meio de licitação.
A EBP é um consórcio de bancos (Bradesco, Citi, Itaú, Santander, Unibanco e BNDES) criado com o objetivo de fazer estudos técnicos e de viabilidade para obras de infra-estrutura que venham a ser licitadas. No Espírito Santo, poderá ser concedido todo o trecho da BR-101 que corta o Estado, com 458,4 km. Na Bahia, a privatização poderá ser feita no trecho de 790,7 km da BR-101 que vai da divisa com o Espírito Santo até o entroncamento com a BR-324, que faz a ligação com Salvador e com o interior do estado. (Folhapress)
Fonte: Correio da Bahia
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