Marjorie Moura e Danile Rebouças, do A TARDE
Maior evento do mês de junho na capital baiana, o Arraiá da Capitá, projeto elaborado pelo Grupo A TARDE e comercializado pela Moura Marketing, tem neste ano a missão de transformar Salvador em porta de entrada das festas juninas da Bahia e do Nordeste. Com apoio institucional do governo do Estado, a expectativa é que mais de 50 prefeituras do interior montem estandes na festa, que acontece nos dias 6 e 7 de junho, no Parque de Exposições. Cada representação apresentará as características de suas celebrações, com manifestações culturais, folclóricas e gastronômicas, além de mostrar suas principais atrações turísticas.
Tudo isso numa cidade cenográfica que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, sendo dois mil destinados à Vila de Municípios. Cerca de 200 pessoas trabalham na montagem da estrutura do evento, que gera em torno de 600 empregos temporários, distribuídos entre os 50 pontos comerciais dentro da festa e com a venda de produtos na parte externa do parque. A capacidade do evento é de receber até 40 mil pessoas por dia.
A expectativa é que a festa priorize a valorização da cultura do São João. Com preços populares (R$ 10 para a pista e R$ 40 para o camarote), os ingressos são encontrados nas lojas do Pida, Ticketmix e Central do Carnaval, além do portal A TARDE On Line (www.atarde.com.br).
Até agora, 11 prefeituras já assinaram contrato confirmando a participação no evento, e outras 34 estão pré-inscritas. Um dos que aderiram ao projeto é Ito Meireles, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Taperoá. Meireles destaca o formato da festa, que ressalta o interesse dos organizadores de mostrar não apenas como é comemorado o São João, mas também a força da festa em todo o Estado. “O evento tem a força duplicada porque parte da iniciativa privada. A Bahia tem o São João como festa forte em todos os seus rincões”, afirma.
O município de Camaçari também estará presente no Arraiá. Para o prefeito Luiz Caetano, será uma ótima oportunidade de divulgar os produtos turísticos e sua festa junina (Camaforró), que será celebrada de 21 a 24 de junho. “É muito importante a iniciativa do Grupo A TARDE em retomar esse projeto e manter na capital uma das mais importantes tradições do Nordeste, como é o São João”. No estande de Camaçari, a prefeitura apresentará a evolução da cidade, suas tradições culturais e artísticas.
A Prefeitura de Jequié pretende montar uma típica cidade interiorana no seu estande, com destaque para a produção de artesanato local. “O São João é o nosso forte como festa popular, e o Arraiá é um bom momento para difundirmos isso”, diz o presidente da comissão da festa junina de Jequié, Wilson Novaes.
Para Sylvio Simões, diretor-executivo do Grupo A TARDE, “a idéia levada ao governo do Estado e à Prefeitura de Salvador foi da importância de transformar Salvador no ponto de entrada das festas juninas no Estado. Ambas as instâncias governamentais perceberam este potencial, mas também contamos com apoio do setor privado e com a colaboração do publicitário Nizan Guanaes e do empresário Alex Amaral. O Arraiá da Capitá é onde se dará a abertura do São João na Bahia, mas a preocupação do Grupo A TARDE é que a festa seja essencialmente voltada para a família”, destaca.
Para Hélide Borges, gerente de marketing do Grupo A TARDE, o potencial das festas juninas da Bahia não é um fenômeno recente, mas nunca foi capitalizado por governos ou pela iniciativa privada. “A festa leva para o interior artistas e público da capital, mas nunca foi integralmente apresentada em todas as suas peculiaridades”, explica. Este é o objetivo do Arraiá da Capitá deste ano, que mostrará a multiplicidade dos festejos em cada canto do Estado.
COMO PARTICIPAR DO ARRAIÁ:
Prefeituras que desejarem se integrar ao evento devem entrar em contato com o Departamento de Marketing do Jornal A TARDE (71-3340-8780), ou procurar a Moura Marketing por meio da diretora Rita Moura (71-9974-0477).
Fonte: A TARDE
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