Publicado em 16 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet
Levy Teles
Estadão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu alta hospitalar neste domingo, 15, precisará ficar em São Paulo até pelo menos a quinta-feira, 19, para fazer um exame de tomografia de controle. Se nenhum problema for detectado, ele poderá seguir caminho de volta a Brasília.
Mas o neurocirurgião Marcos Stávale, responsável pelos procedimentos realizados no presidente Lula, informou que será necessário um acompanhamento tomográfico para monitorar a cicatrização do hematoma na cabeça.
ATÉ 60 DIAS – De acordo com o médico Marcos Stávale, esse processo de cicatrização deve levar de 45 a 60 dias. O neurologista Rogério Tuma acrescentou que, após a cicatrização completa, não será necessário nenhum acompanhamento específico relacionado ao caso.
Apesar dessa longa cicatrização, o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, diz que o chefe do Executivo continua em alta médica. Neste período, ele poderá seguir realizando atividades normalmente durante esses dias, sendo vedado apenas o exercício físico.
“Após a alta hospitalar, presidente deverá ficar alguns dias em São Paulo, e, quando for para Brasília, a cognição está perfeito. Não teve nenhum problema. Ele pode continuar as atividades. Só haverá restrição evidentemente por coerência da quantidade de atividades, esses próximos 15 dias serão um pouco mais cuidado”, disse Kalil.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Enfim aparece um médico que não se mete em política e diz a verdade sobre Lula. O cirurgião Marcos Stávale, que operou o presidente, avisa que a cicatrização deve levar de 45 a 60 dias, e até lá Lula terá de manter o acompanhamento médico. Mas os marqueteiros que pretendem eleger Lula antes da hora se comportam como se o presidente já estivesse curado e a doença fosse um simples resfriado. É desanimador. (C.N.)