Uma operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta sexta-feira (13), em diversas cidades da região da baixada fluminense, no Rio de Janeiro, foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão contra diversos alvos, entre eles, o prefeito da cidade de Duque de Caxias, bem como prefeito eleito da cidade e 12 vereadores, entre eles, Fernanda da Costa, a filha de Fernandinho Beira-Mar.
A operação foi deflagrada com o intuito de investigar uma suspeita de compra de votos e lavagem de dinheiro nas eleições deste ano na cidade fluminense. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão no município, em São João de Meriti, em Nova Iguaçu e na capital do estado.
As informações da PF apontam que o grupo movimento milhões de reais, ilegalmente, para financiar as campanhas de candidatos do grupo a cargos políticos, com o intuito de manter a hegemonia do grupo na região. Na casa do prefeito eleito, Netinho Reis (MDB), foram encontrados, escondidos dentro de um freezer, dois aparelhos celulares.
As investigações começaram no mês de outubro, quando, em Duque de Caxias, um homem foi preso, com cerca de R$ 1,9 milhão em espécie, suspeito de compra de votos. Há indícios de que empresas contratadas pelo poder público eram utilizadas para favorecer agente políticos em campanha.