Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 27, 2024

Coral da PMBA leva emoção e esperança ao Hospital de Brotas

 






                               

                                               

                                                   

                                                     Foto Divulgação

Apresentação itinerante contou com músicas natalinas e levou acolhimento aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Na tarde do dia 26 de dezembro, o Hospital de Brotas foi tomado por um clima de esperança e celebração. O Coral da Polícia Militar da Bahia (PMBA) transformou o espaço em um cenário de emoção e alegria, com apresentações itinerantes que levaram a magia da música a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Apesar do natal já ter passado, o coral manteve viva a essência da data, tocando canções natalinas que trouxeram conforto e renovação do espírito festivo.

O Coral, composto por 19 integrantes, contou com a participação especial de SGT PM Bahia, CB PM Mirian, CB PM Elaine Lopes, CB PM Aline Costa, CB PM George, SD PM Adriana, SD PM Cunha e SD PM Costa Filho. Sob a regência do maestro e tenente Josué da Paz, o grupo levou emoção e serenidade com canções populares, reforçando a importância do vínculo entre a corporação e a comunidade.

O Coral fez homenagens diretamente nos leitos, levando emoção e conforto aos pacientes. Dona Zorilda de Santana Vieira, de 75 anos, que havia dado entrada no hospital no mesmo dia com dores abdominais, emocionou-se ao ouvir as canções: "Foi como um presente. Essa música me trouxe uma paz tão grande. Foi muito lindo esse momento. Fiquei muito feliz e agradecida."

Compartilhando a mesma enfermaria, Lúcia Flores Silva, 73 anos, internada há dois dias para tratamento de apendicite, também expressou sua gratidão:  "Foi um momento de muita alegria e paz. Esses gestos fazem toda a diferença."

Já Yasmim Cardoso de Freitas Costa, de 20 anos, estudante de veterinária da UFBA, internada devido a uma infecção urinária, descreveu o momento com emoção: "Achei muito bonito o gesto de trazer esperança e um pouco de alegria para quem está doente, especialmente nessa época de natal, quando muitas pessoas se sentem tristes ou desanimadas. Foi um momento de união, amor e renovação da esperança."

Gutemberg Lopes dos Santos, de 59 anos, que deu entrada no hospital após uma crise de convulsão e segue internado há 15 dias para acompanhamento clínico com indicação de cirurgia, também ficou emocionado: "Adorei! Me emocionei muito com as músicas. Para mim, o natal é o melhor momento do ano."

A música alegrando criança em hospital, em época de Natal

Na ala pediátrica, o pequeno Dimas encantou a equipe do Coral com sua participação carinhosa. Ele interagiu com gestos de afeto, fez coraçõezinhos com as mãos e demonstrou alegria ao acompanhar músicas infantis e natalinas. Sua expressão de felicidade tocou profundamente a todos que presenciaram o momento.

A psicóloga Ana Paula Soto falou sobre a iniciativa da ação: "Esse é um projeto de fundamental importância para a gente tentar minimizar as dores emocionais que a hospitalização acaba causando, principalmente, nessa época tão familiar do natal e do ano novo. Então, a gente tenta trazer um pouquinho de alegria para os nossos pacientes que ainda estão aqui, nesse momento de muita emoção, memória afetiva, lembranças e recordações. E a musicoterapia em si é fundamental no processo terapêutico."

No encerramento da ação, a CB PM Elaine Lopes refletiu sobre o impacto do Coral e o papel da Polícia Militar: "O nosso papel primordial é causar bem-estar, mostrando que, dentro de cada farda, existe um ser humano. A polícia reprime porque é necessário, mas também desenvolve um trabalho preventivo e comunitário. Fazemos um trabalho de polícia comunitária, que é enxergar antes que algo aconteça, levando amor através da música. Somos exemplo para muitos jovens, que muitas vezes nos dizem: 'Quero ser como você.' Isso também é trabalho de polícia. E, como mencionei, dentro de cada farda há um ser humano, um pai de família, alguém com amor para oferecer. Se agimos de forma ostensiva ou rígida, é porque, em algum momento, é necessário. Porém, muita gente desconhece esse lado humano da polícia, e estamos aqui para mostrar isso."

Finalizando a ação, Juliana Albuquerque, psicóloga e coordenadora de RH do Hospital de Brotas, agradeceu emocionada: "Vocês são um grande exemplo e, com certeza, deixaram a marca registrada do Coral aqui no hospital. Muito obrigada por proporcionar esse momento de grande emoção para todos nós."

Sobre o Hospital de Brotas

Desde sua inauguração em 21 de junho de 2024, o Hospital de Brotas se tornou uma referência exclusiva para os 500 mil beneficiários do Planserv, oferecendo assistência hospitalar, diagnósticos e consultas médicas em um ambiente totalmente reformado e humanizado.

A unidade conta com 131 leitos, sendo 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 30 para internação pediátrica e 71 para internação adulto. Além disso, oferece serviços como emergências adulto e pediátrica, tomografia computadorizada, ultrassonografia, raios X, ressonância magnética, centro cirúrgico com três salas e um centro médico.

O compromisso com a humanização é um dos pilares do hospital, e iniciativas como a apresentação do Coral da PMBA reforçam a missão de oferecer mais do que cuidados médicos: proporcionar acolhimento e bem-estar aos pacientes e suas famílias.

Pauta enviada pelo Jornalista Fábio Ameida







Em destaque

Pacheco encerra gestão marcada por 8/1, blindagem a ministros do STF e avanço de Lira

  Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Arquivo O senador Rodrigo Pacheco 28 de dezembro de 2024 | 07:22 Pacheco encerra gestão marcada por 8/1,...

Mais visitadas