Camille Bocanegra
Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta hospitalar na manhã deste domingo (15), de acordo com coletiva de imprensa da junta médica que o acompanha no hospital Sírio Libanês. Lula compareceu à entrevista e agradeceu aos médicos.
Lula poderá retomar suas atividades de trabalho normalmente. “Após a alta hospitalar, presidente deverá ficar alguns dias em São Paulo”, afirma Dr. Roberto Kalil. “Poderá fazer reuniões, dentro da coerência e do protocolo de um paciente que teve uma hemorragia e foi operado”, sustenta, destacando que o próximo mês ainda será de acompanhamento médico.
LULA DE CHAPÉU – A equipe médica tinha acabado de dar uma entrevista à imprensa informando sobre a alta dele quando o próprio presidente apareceu, de surpresa, no auditório do hospital, usando um chapéu na cabeça, e deu uma declaração aos jornalistas.
“Como eu achava que eu estava curado, eu confesso a vocês que eu fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça. Eu fiquei preocupado com a urgência que eles pediram para vir para cá”.
Ele disse que, agora, está “voltando para casa agora tranquilo, certo de que eu estou curado e de que eu preciso apenas me cuidar”.
COLETIVA – A entrevista foi concedida pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale, a médica do presidente, Ana Helena Gremoglio, e o médico José Guilherme Caldas, que realizou o procedimento de embolização no presidente.
Stávale afirmou que acompanhamento da cicatrização é parte do motivo da permanência na capital paulista pelos próximos dias.
A previsão da equipe médica é que ele possa retornar à Brasília na quinta-feira. O presidente ainda realizará uma tomografia antes da viagem, na própria quinta. Exercícios físicos estão proibidos pela equipe médica nas próximas semanas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A alta é meramente política, para garantir que Lula está bem de saúde e pode tentar a reeleição. Na verdade, ele continuará sob controle médico 24 horas por dia em sua casa. A volta a Brasília quinta-feira também é prematura, porque o avião pode enfrentar alguma turbulência, e Lula não pode sofrer solavancos desnecessariamente. A aterrisagem sempre tem um choque que faz balançar a cabeça. Em sua, a autorização para viajar é irresponsabilidade pura. (C.N.)