Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, agosto 20, 2024

Aracaju: “Lixo, lixo, quem diria? Virou paisagem, virou rotina”.

 em 20 ago, 2024 3:19

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Aracaju, a capital do aconchego, do mar convidativo e dos ventos que sopram alívio do calor, parece ter trocado o título de “Cidade do Forró” para “Cidade do Lixo”. É quase como se estivéssemos vivendo em um reality show chamado “Desafio do Lixo: onde fica o caminhão de coleta?”. Adivinhem só, o prêmio é um bilhete de ida para o centro da cidade, onde o lixo parece ter virado atração turística.

 Da zona norte à zona sul, o lixo não tem preconceito; ele abraça a todos com a mesma dedicação. As praças, antes usadas para o lazer, agora são território de gangues de sacos de lixo, e os ratos, antes coadjuvantes, agora são estrelas principais em uma cidade onde a limpeza parece ser uma lenda urbana.

 Se antes se dizia “A rua é pública”, agora o lema parece ser “A rua é lixeira!”. Afinal, por que se preocupar com o lixo acumulado quando se pode simplesmente ignorá-lo? Deve ser algum tipo de nova política de valorização da fauna local, porque os ratos estão em festa. Estão engordando, prosperando, talvez até pensando em fundar uma nova colônia ali mesmo.

 E o prefeito? Ah, o prefeito! Parece ter abraçado o conceito de “lixo zero” – não no sentido ambiental, mas no sentido de zero ação, zero coleta, zero consideração. A única coleta que parece estar funcionando na cidade é a coleta de reclamações da população, que cresce mais rápido do que o número de sacos de lixo nas calçadas.

 Em tempos de crise, a criatividade surge, e agora podemos admirar as “esculturas de lixo” que decoram as ruas. Quem sabe em breve a gente não tem até uma nova categoria no Guinness Book: “Cidade com a maior diversidade de focos de lixo por metro quadrado”. Aracaju vai longe!

 Ironias à parte, é uma situação que clama por uma resposta urgente. Aracaju merece mais. Merece voltar a ser a cidade acolhedora e limpa que os sergipanos e turistas tanto amam. Quem sabe assim, no lugar dos ratos, voltamos a ter crianças brincando nas praças e famílias passeando pelas avenidas. Até lá, seguimos com o lema: “Lixo, lixo, quem diria? Virou paisagem, virou rotina”.

 

De quem é a culpa pelo caos administrativo em Nossa Senhora das Dores? O racha no agrupamento de situação e as múltiplas acusações de traição e falhas administrativas, feitas pelo grupo do atual gestor, Mário da Clínica, contra a vice e ex-secretária de assistência social, Fernanda Lina, politicamente liderada pelo ex-Prefeito Fernando Lima, fizeram surgir o questionamento sobre quem carregará a herança maldita da culpa, pela má avaliação da administração.

 Tentativa desesperada Acusações em programas de rádio, externaram a tentativa desesperada dos aliados de Mário, em culpar somente a vice e seu pai, pelo naufrágio político do grupo, que no fundo, se deu por uma sequência de decisões do atual Prefeito, que se comprovam com a saga para uma simples indicação de vice.

Passagem apagada e ineficiente Já a ex-secretária, que teve uma passagem apagada pela pasta e marcada pela ineficiência das ações, busca desvincular o nome e história ao lado de Mário, mesmo após quase 4 anos, marchando juntos e com cargos importantes, sendo ocupados por pessoas ligadas a ela, a exemplo da Secretaria de Saúde, que fora gerida pelo cunhado, no início da gestão. Agora resta saber, de quem é a culpa?

Eleições na OAB Nas próximas semanas começam as eleições para a renovação dos conselhos estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil. Uma chapa já está praticamente definida, a chapa liderada pelo atual presidente Danniel Alves Costa que vai em busca da reeleição, em novembro. A OAB-SE já está implantando um sistema tecnológico-digital de alta precisão e modernidade para que as eleições diretas e democráticas dos seus novos dirigentes transcorram dentro de um processo bem funcional, legal, ético, moral e e absolutamente seguro. Será bem assim, diz o sempre diligente e organizado presidente Danniel Alves Costa.

Bastidores da eleição Além da reconhecida pela maioria dos advogados e advogadas como uma chaga super competitivo, a chapa Nova OAB, a chapa da situação, vai enfrentar pelo menos duas outras chapas oposicionistas que já estão sendo desenhadas nos próximos dias. Uma dessas chapas vem com a participação de advogados independentes, profissionais direito com alguns conceitos respeitáveis. Outra chapa, porém, se organiza sobre matrizes conservadoras e visivelmente manipuladas por velhos feitores políticos disfarçados de modernosos militantes da advocacia. Querem se passar pela novíssima advocacia, embora carregam sobre os próprios ombros o peso do atraso e dos maus costumes de antigamente.

A nova OAB Advogados e advogadas constituem um eleitorado íntegro, consciente e politizado. Ninguém quer mais uma OAB com donos e ditadores. A Nova OAB quebrou paradigmas em 2021 e elegeu um grupo jovem e moderno que, sob a presidência de Danniel Alves Costa, vem conquistando vitórias importantes em defesa das prerrogativas da advocacia, defesa dos direitos da mulher advogada, promoção da jovem advocacia, interiorização dos serviços da Ordem e retomada triunfal do protagonismo históricos da OAB em defesa das pautas democráticas e sociais da sociedade sergipana e brasileira. Uma grande eleição está chegando e a Ordem dos Advogados do Brasil dará certamente mais um show de civilidade e democracia.

Lagarto: Apoiadores da candidata de Gustinho Ribeiro saem no tapa; homem agride mulher  Deu no site “O Bolo é Grande”: “No último domingo, 18, a Praça Filomeno Hora foi palco de uma confusão envolvendo apoiadores de Rafaela Ribeiro, candidata do grupo de Gustinho Ribeiro. A situação, que ocorreu logo após a inauguração do comitê de Rafaela, terminou com um homem agredindo uma mulher. Testemunhas relataram que, durante o incidente, o homem chegou a empurrar a mulher, mas o motivo da briga ainda não foi esclarecido. A cena chamou a atenção de quem estava presente, gerando grande tumulto no local. O episódio aumenta ainda mais as tensões dentro do grupo de Gustinho Ribeiro, que recentemente enfrentou problemas após dois servidores da gestão serem condenados por ataques contra adversários políticos, um radialista condenado por disseminar fake news e outro está sendo acusado de violência verbal contra uma mulher.” Aqui a matéria com vídeo.

Atenção, concurseiros Notícia boa para os concurseiros: foi publicada no Diário Oficial de ontem, 19, a autorização para a realização do concurso público da Polícia Militar de Sergipe, com 335 vagas a serem preenchidas. De acordo com informações do governo, serão 300 vagas para soldado e 30 para oficial, além de outras cinco para a área da saúde. O documento foi assinado pelo governador Fábio Mitidieri, cuja gestão tem sido marcada pela realização de diversos concursos públicos. O governo também informou que a previsão é que o edital seja publicado até o mês de setembro. Agora é aguardar.

 

 

 

 

 

 

Centro de Diagnóstico de Itabaiana ficará marcado na saúde pública da Região Agreste E continua avançando dentro da programação a obra de construção Centro de Diagnóstico de Itabaiana, uma obra gigantesca que ficará marcada na saúde pública, não do município, mas de toda Região Agreste. O Centro terá mais de 60 compartimentos, uma ampla recepção, estacionamento e toda estrutura necessária para atender os pacientes que terão à disposição diversos tipo de exames, a exemplo da ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e colonoscopia. A Prefeitura de Itabaiana prepara um Centro de Diagnóstico com equipamentos avançados, para exames de alta precisão e moderna tecnologia para garantir os diagnósticos com mais eficácia e rapidez.

 Macambira: Carivaldo faz campanha como se fosse a primeira vez E o blog recebeu de alguns leitores de Macambira a informação que o atual prefeito, Carivaldo Souza, candidato à reeleição pelo PSD, está fazendo campanha como se fosse a primeira vez tamanho é a desenvoltura no dia a dia com o eleitorado. Ao lado dele, também candidato à reeleição está Toinho do Trator que vem conseguindo acompanhar o ritmo forte imprimido por Carivaldo. Nos últimos anos Macambira mudou muito principalmente nas áreas prioritárias como saúde, educação e assistência social, priorizando o bem estar e pensando no futuro.

Foto: Marcelle Cristinne

 

 

 

 

 

 

 

Pacto pela Educação: Reunião no TCE discute ações em prol do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Os integrantes do Pacto pela Educação se reuniram na manhã de ontem, 19, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A reunião foi conduzida pela conselheira presidente, Susana Azevedo, e pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, coordenadores da ação.

Minuta Dentre os assuntos discutidos estão a apreciação de minuta de plano de trabalho do acordo de cooperação do Pacto pela Educação Sergipana; a definição das ações do Pacto em prol do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; a capacitação de diretores escolares, a ser ofertada pela Escola de Contas (Ecojan); e o atendimento educacional de alunos com deficiência.

Metas “O que nós vimos hoje foi um planejamento estratégico, vamos criar metas para melhorar a educação em Sergipe. Então, teremos um comitê gestor, do comitê gestor vamos ter os grupos de trabalho em várias áreas, a área do aprendizado do aluno e todas aquelas premissas que nós precisamos para melhorar a escola pública de Sergipe, como a capacitação dos diretores e a inclusão das crianças com deficiência”, destaca Susana Azevedo.

Medidas Entre as medidas a serem executadas através do Pacto em 2025 estão o monitoramento das ações e resultados de alfabetização; a promoção de estudos e ações voltadas ao incentivo e aprimoramento das políticas de busca ativa escolar; e a colaboração com o desenvolvimento e promoção da formação em gestão escolar de diretores escolares e coordenadores pedagógicos.

Alerta aos gestores municipais Segundo João Augusto Bandeira, a reunião serviu também para envidar esforços para alertar os gestores municipais a não comprometerem as ações educacionais neste ano de eleições. “Esse esforço coletivo é para que tenhamos um índice de alfabetização dos alunos de segundo ano do ensino fundamental cada vez maior. E nesse sentido, acho que foi muito importante também, porque houve um consenso aqui, entre os membros do Pacto, de que deve ser feito um alerta a todos os gestores, especialmente os gestores municipais que estão vivendo um clima eleitoral de que, apesar da movimentação das eleições, nós não podemos descuidar do ano letivo, da aprendizagem e das ações educacionais durante esse ano. Então, independentemente da eleição, precisamos ter um ano letivo completo, com todo o cuidado, onde haja efetiva aprendizagem”, destaca.

Presenças A reunião também contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Fórum Estadual de Educação, da Secretaria de Educação do Município de Aracaju, do CAC’S FUNDEB, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), da UNDIME e da Secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, da UNCME NACIONAL, da Academia Sergipana de Letras e Rotary Distrito 4391, do Conselho Regional de Administração, Conselho estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (CONSER), da Ecojan e de diretores do Tribunal de Contas de Sergipe.

Meio ambiente Secretários do Meio Ambiente dos nove estados do Nordeste estarão, hoje e amanhã, 20 e 21, em Sergipe para a reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, que pela primeira vez é realizada aqui no estado. O encontro acontece no Palácio Museu Olímpio Campos e o governador Fábio Mitidieri fará a abertura, às 12h. durante os dois dias, os gestores do meio ambiente dos nove estados da região estarão debatendo as prioridades para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e, na oportunidade, também serão definidas metas para acordos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na área de preservação ambiental e políticas públicas de sucesso serão apresentadas para possível replicação nos outros estados. Presenças já confirmadas no encontro do diretor de Combate à Desertificação do Ministério de Meio Ambiente, Alexandre Pires, a presidente da Abeeolica, Elbia Gannoum, e o representante do Grupo Ambientalista da Bahia, Renato Cunha.

INFONET

Em destaque

Explosão em frente ao STF: reflexos da polarização ideológica e política no país

Publicado em 15 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Episódio fatídico comprova que Brasília continua...

Mais visitadas