Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Prisão preventiva de irmão Sukita: descumprimento medida cautelar

 

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O vereador de Capela, José Adaltro dos Santos, irmão do ex-prefeito Manoel Messias Sukita, foi preso preventivamente no fim da manhã desta quarta-feira, 28, após o descumprimento do acordo previsto no Habeas Corpus nº 202000318382. Aqui a decisão: PRISÃO IRMÃO SUKITA

Em 2020, Adaltro foi preso durante a Operação Mamulengo, após denúncias relacionadas aos crimes de falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informação e consumato. Além disso, ele é investigado por promover, constituir, financiar ou integrar uma organização criminosa, considerando a apropriação de dinheiro público derivado de diárias pagas para servidores da Câmara Municipal de Capela-SE.

No Habeas Corpus, foi acordado que Adaltro teria a liberdade desde que se afastasse do cargo de vereador, não tivesse acesso às dependências sob a administração da Câmara Municipal de Capela nem contato com as testemunhas e indiciados, além do recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, bem como a proibição de se ausentar do Estado por mais de dez dias.

Segundo a decisão da juíza Dra. Cláudia do Espírito Santo, da comarca de Capela, foi comprovado que a medida cautelar foi descumprida pelo então vereador.

Adaltro tomou posse na Câmara de Vereadores de Capela no dia 03 de janeiro, após o falecimento do vereador Renato do Cartório. No último dia 22 de fevereiro, mesmo dia em que foi emitido o mandado de prisão, o vereador chegou a pedir afastamento de suas atividades, o pedido ainda não havia sido avaliado pelos seus pares.

 

Uma “carona paga” com recurso público. E os outros servidores têm direito a essa regalia na Adema? O veículo (Gol Branco, descaracterizado, placa QMH – 7686, de empresa terceirizada) está fazendo particularidade tal como: todos os dias o motorista pega a filha de alguém da direção da Adema em casa e continua levando pra o trabalho, na qual trabalha: Casa Civil do Estado. Só mudou o local de desembarque. Se continuar, na próxima vez o blog divulga o nome do motorista, da caronista e do (a) gestor (a) responsável pela regalia, inclusive com fotos. Apesar do erro, o blog está fazendo de tudo para não expor os envolvidos. Infelizmente, ainda tem gestor (a) que acha que o público tem que servir a vida privada.

 Proredes e a gestão de Fábio O governador Fábio Mitidieri deu um passo histórico em prol do avanço da rede de saúde pública de Sergipe ao assinar o Proredes, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para qualificar a gestão hospitalar, recursos humanos dos serviços do estado; investimentos em tecnologia e no Hospital de Câncer. O investimento de US$ 45.100.000,00 milhões, destes US$ 9.100.000,00 milhões do Estado, tem prazo de cinco anos para ser executado.

Parceria destravada com o BID A assinatura marca a capacidade de negociação do governo Mitidieri. Parado há mais de dez anos, a parceria com o BID foi destravada após Fábio assumir a gestão e buscar apoio junto ao Ministério da Saúde e ao próprio BID, na sede nos EUA. A assinatura do Proredes corrobora, também, a boa situação financeira do Estado, com capacidade de investimento.

Respeito aos sergipanos  Fábio Mitidieri comentou a declaração do diretor do Hospital do Amor, Henrique Prata, e pediu respeito aos sergipanos. Segundo o governador, Henrique esquece que o hospital é construído com recursos do povo sergipano, via emendas federais, e faz declarações inverídicas sobre a atuação do Estado no processo de habilitação, já que a responsabilidade é do Ministério da Saúde.

Debate politiqueiro Prudente e firme a posição de Fábio Mitidieri, pondo fim em um debate politiqueiro que não agrega para pacientes de oncologia, que serão os beneficiários do Hospital do Amor. “Sergipe tem um trabalho sério na oncologia da rede pública. São recursos sergipanos usados na construção do Hospital do Amor. É preciso que se aja com sinceridade e com verdade. O que cabe ao Estado, estamos fazendo e continuaremos. Não vamos tolerar injustiça e ingratidão”, disse.

Alese vai criar Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e dos Interesses Estratégicos de Sergipe O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), garantiu ontem, 28, ao diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Raimundo Teles, que a Alese vai criar uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Petrobras com o objetivo de defender os interesses estratégicos do Estado de Sergipe no setor de petróleo, gás e energia renovável. A FUP tem levado a vários Estados a ideia da criação de uma Frente Parlamentar com essa finalidade.

 Apoio ao movimento Jeferson Andrade recebeu Raimundo Teles em seu gabinete, na Assembleia Legislativa. Teles veio pedir o apoio da Alese ao movimento liderado pela FUP para o fortalecimento da Petrobrás como estatal e para a retomada dos investimentos e projetos da empresa no Estado. Participaram da reunião a deputada Linda Brasil (Psol), Igor Albuquerque (secretário-geral da Mesa Diretora), Theotônio Neto (diretor de Comunicação da Alese) e o petroleiro aposentado Sérgio Araújo.

Criação O presidente da Alese disse que vai se reunir ainda nesta semana com os deputados estaduais para discutir a criação da Frente Parlamentar. Ele espera que em março a Frente já esteja constituída e pronta para ser oficialmente lançada. “Vamos construir uma agenda permanente para discutir o desenvolvimento econômico e social de Sergipe a partir da retomada dos investimentos das Petrobrás no Estado, especialmente no setor de petróleo, gás e transição energética”, disse Jeferson Andrade.

 Importância A deputada Linda Brasil, que é a líder da oposição na Alese, classificou a reunião de “produtiva”. “Foi discutido nessa reunião a importância dada implementação de uma Frente Parlamentar em defesa do Petrobrás juntamente com essa perspectiva de renovação de tecnologias e da forma como é feita a extração do gás aqui no nosso Estado. Acho que a Petrobrás tem responsabilidade nessa transformação, contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Protagonismo da Alese O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), que é o líder do governo na Assembleia Legislativa, também apoiou a ideia. Ele disse que a iniciativa amplia o protagonismo da Alese na luta pelo avanço econômico e desenvolvimento social de Sergipe. “É uma decisão oportuna da Casa Legislativa porque a Frente vai se transformar em um instrumento político e institucional fundamental para o fortalecimento da Petrobras e para os interesses econômicos estratégicos de Sergipe. Dessa forma, a Alese se soma ao esforço do governador Fábio Mitidieri para impulsionar o setor de petróleo e gás, gerando mais oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, avaliou Cristiano Cavalcante.

Pauta em defesa do Brasil Raimundo Teles disse que a pauta da FUP não é corporativista nem sindical. “A nossa pauta é em defesa do Brasil, em defesa da soberania energética brasileira”, considerou. Durante a reunião, ele fez um relato sobre a função da Petrobras como indutora do desenvolvimento econômico, social, tecnológico, educacional e cultural do Estado. “É extremamente positivo o interesse da Alese em se integrar a essa luta”, disse.

Partido Progressistas em Sergipe realiza grande ato de filiação  amanhã,  1º O diretório do Partido Progressistas (PP) em Sergipe realizará amanhã, 1º, um grande ato de filiação de pré-candidatos para as eleições de outubro. O evento será realizado no Centro de Convenções AM Malls em Aracaju, a partir das 16h, e tem presença confirmada do presidente nacional, Ciro Nogueira, do líder do partido na Câmara dos Deputados, Doutor Luizinho, entre outros.

Novos espaços O PP em Sergipe vem trabalhando para fortalecer a presença nos municípios e conquistar novos espaços. Sob o comando do presidente estadual, senador Laércio Oliveira, o partido pretende filiar vários nomes que disputarão o pleito como pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Nomes “Esse é um momento muito especial do nosso partido, mais uma vez a gente sai na frente e anuncia os nomes dos nossos pré-candidatos. Nós temos projetado o crescimento do partido em todo o estado, temos conversado com muita gente, visitamos quase todos os municípios e agora temos um leque muito bom de homens e mulheres dispostos a se filiarem. Tenho certeza que o PP irá surpreender”, disse Laércio Oliveira.

 A força feminina A coordenadora do Mulheres Progressistas, Glória Sena, informa que o partido busca fortalecer sua posição como uma força política no cenário estadual e reforça seu compromisso em promover a inclusão e dar espaço para as vozes e perspectivas das mulheres sergipanas. “O ato de filiação é mais do que um encontro político, é uma oportunidade para celebrarmos a força feminina e a representatividade das mulheres. Queremos inspirar e encorajar as mulheres sergipanas a se engajarem ativamente nesse processo de transformação”, disse Glória Sena.

FAMES promove amanhã, 1º, reunião-almoço com gestores municipais para debater a PEC 66/2023 A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) promoverá amanhã, 1º de março, às 11h, no Quality Hotel, uma reunião-almoço voltada para os gestores municipais. O evento tem como principal objetivo discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que aborda a fixação de no máximo 1% do valor de despesa com precatórios nos orçamentos dos municípios e propõe um novo prazo de parcelamento especial de débitos com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social.

Senador convidado O senador Alessandro Vieira, co-autor da PEC, será o convidado para debater o tema. A presença do co-autor possibilita um diálogo direto e aberto entre os prefeitos e o legislador, permitindo que os gestores tenham a oportunidade de apresentar desafios reais enfrentados pelos municípios e buscar soluções viáveis em conjunto, considerando a perspectiva legislativa e executiva.

Esclarecimento de dúvidas Para a vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, o encontro proporcionará um espaço para a troca de ideias e esclarecimento de dúvidas sobre a PEC 66/2023. Além disso, será uma oportunidade para fortalecer a representatividade municipal e buscar alternativas que impactem positivamente as finanças públicas municipais. “Destacamos a importância da presença dos prefeitos e prefeitas nesse encontro, pois a contribuição dos gestores é fundamental para promover avanços significativos na gestão previdenciária dos municípios”, ressaltou Silvany.

Atenção Os gestores municipais precisam ficar atentos para não perder o prazo de atualização do cadastro do município no Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa) do Ministério do Turismo. Caso a documentação não seja renovada, o município pode ficar sem receber verbas do Governo Federal destinadas a projetos turísticos. Vale pontuar que a participação no mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos pela Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as unidades da Federação.

Segunda ponte  O Governo de Sergipe publicou no Diário Oficial do Estado a homologação da empresa que ficará responsável pela elaboração dos estudos para a construção da segunda ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros. O investimento foi de cerca de R$ 8,5 milhões e a empresa terá até 420 dias para o executar os estudos.

Segunda ponte II  “É mais uma etapa vencida para a construção da nova ponte. Após os estudos concluídos, será realizada uma nova licitação para definir a responsável pela elaboração do projeto, que resultará na execução da obra. Com essa iniciativa, o governo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de Sergipe e a melhoria da sua infraestrutura, preparando o terreno para uma futura conexão viária que beneficiará milhares de sergipanos”, comemorou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas.

Sebrae/SE lança hoje, 29, Programa Cidade Empreendedora 2024 e promove o Selo Sebrae de Referência em Atendimento para as salas do empreendedor O Programa Cidade Empreendedora – Ciclo 2024 irá estimular o desenvolvimento de 34 municípios sergipanos por meio de ações que visam melhorar o ambiente de negócios, estimulando a abertura de novas empresas, a geração de empregos e a melhoria da competitividade dos empreendimentos lá existentes. O evento será realizado hoje, 29, às 18h, na sede do Sebrae/SE em Aracaju.

 Selo Sebrae Na oportunidade será apresentado ainda o Selo Sebrae de Referência em Atendimento que é uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas salas do empreendedor e da rede parceira de atendimento aos empreendedores locais. A metodologia é baseada em critérios específicos de avaliação com o objetivo de atribuir categorias de qualidade aos espaços parceiros participantes.

Jovem liderança sergipana anuncia pré-candidatura a vereador em Aracaju Na noite da última terça-feira (27), o jovem Jeferson Souza, natural de Sergipe, utilizou as redes sociais para realizar um anúncio: sua filiação ao partido Republicanos e sua pré-candidatura a vereador na capital sergipana, Aracaju. A decisão marca o início de uma jornada política que, segundo ele, visa contribuir para a renovação e o desenvolvimento da capital.

Renovação “Acredito na força da renovação, na busca por novos nomes e no potencial da minha geração para ocupar espaços importantes na sociedade. 2024 é o ano da mudança e de novos caminhos para Aracaju”, declarou Jeferson, que em 2023 foi agraciado com o Prêmio de Revelação da Juventude Política.

Apoio a Yandra Moura O entusiasmo e a esperança por um futuro melhor para a capital sergipana guiam a decisão de Jeferson de ingressar na política local. Sua pré-candidatura a vereador se soma à campanha da deputada federal Yandra Moura, pré-candidata à Prefeitura de Aracaju pelo União Brasil. “Yandra Moura é uma referência de liderança política jovem em Sergipe. Sua experiência e compromisso com o desenvolvimento social me inspiram e me motivam a trabalhar juntos por uma Aracaju mais justa, próspera e com oportunidades para todos”, destacou Jeferson.

Projeto de mudança A trajetória de Jeferson Souza é marcada por sua atuação em diversas áreas. Formado em Direito, ele possui experiência em gestão pública e privada, além de um histórico de engajamento em projetos sociais e de desenvolvimento local. “Convido todos os aracajuanos a se unirem a este projeto de mudança. Vamos juntos construir uma cidade mais justa, mais humana e com mais oportunidades para todos”, finalizou Jeferson. 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

INFONET

Em destaque

Será que a tão esperada CPI sobre o prefeito é apenas um joguinho político sem valor real?

                                                              Foto Divulgação -  jornaldacidade Estou recebendo essa mensagem agora à noite ...

Mais visitadas