Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Emília Corrêa no PSDB? Ou no PL? Ou ficará no PRD?

  em 28 fev, 2024 3:45


Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

E nos bastidores, o comentário é que a vereadora Emília Corrêa pode mudar de partido para disputar a Prefeitura de Aracaju. Hoje, Emília é filiada ao Partido da Renovação Democrática que nasceu da fusão do Patriota com o PTB. Fala-se no PL, mas também no PSDB onde ela transita muito bem e, inclusive tem a assessora parlamentar Andrea Lima dos Santos como membro da Comissão Provisória Estadual. O PSDB é comandado pelo ex-senador Eduardo Amorim.

Ontem, 27, o blog publicou a informação de que Edvan Amorim, presidente do PL em Sergipe, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, mira a Prefeitura de Aracaju. Em conversas avançadas com a pré-candidata Emília Correia, Edvan trabalha para que Emília se filie ao PL de Bolsonaro. Edvan pretende ainda colocar seu irmão, Eduardo Amorim, como vice na chapa com Emília.

A notícia não foi desmentida e o blog reforça: como grande articulador político que é, provavelmente existem grandes compromissos para que se forme esta provável aliança. Será a última cartada para uma vitória eleitoral e retornar ao poder, já que nas eleições de 2014, 2016, 2018, 2020 e em 2022 foram apenas derrotas. A Prefeitura de Aracaju será a fênix para os irmãos Amorim?

Emília Correia ganhará ou perderá “colando” em Bolsonaro em Aracaju? 

 

Hoje, 28: ‘A questão da Palestina’ é tema de palestra na CUT Sergipe  Hoje, 28, a partir das 18h, a CUT Sergipe vai sediar a palestra ‘A questão da Palestina’, proferida pelo professor e diretor do Laboratório de Estudos Orientais da UFRJ, Murilo Meihy.A atividade é organizada pelas centrais sindicais e movimentos sociais de Sergipe com o objetivo de aprofundar o debate sobre o massacre contra o povo palestino.

Protestos Em Sergipe, desde o início dos ataques, a CUT/SE, sindicatos e movimentos sociais realizam protestos pelo cessar Fogo na Palestina. Para que a população de Sergipe possa compreender melhor o conflito na Palestina já foi organizado na sede da CUT/SE, junto a várias organizações do movimento sindical de Sergipe, o Seminário Por Mais Solidariedade ao Povo Palestino que está sendo exterminado.

Dignidade humana “A nossa solidariedade com o povo palestino é em defesa da dignidade humana. Diante de tanta dor e sofrimento que crianças e famílias inteiras estão sofrendo, sendo sacrificadas com bombardeios contra civis, uma atitude covarde e desumana na região da Palestina. A CUT Sergipe se posiciona contrária a este massacre apoia o esclarecimento, o acesso à informação, pois a guerra também é uma guerra de desinformação e desumanização do povo palestino”, declarou o presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva. Na semana passada, a direção nacional da CUT também expressou solidariedade ao presidente Lula após declarações sobre Israel. Em nota, a Central afirma que a fala do presidente brasileiro está amparada no direito internacional e em decisão da Corte Internacional de Justiça.

 

Economia A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou que Sergipe é o quinto estado do país a registrar o menor crescimento de despesas correntes em 2023. Os dados apontam um acréscimo de 4,28% nos gastos, percentual abaixo da inflação (4,62%) e inferior apenas ao alcançado por São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. As despesas correntes são todas aquelas que não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Fazem parte dessa categoria, por exemplo, os recursos direcionados aos salários e encargos com pessoal, juros da dívida, aquisição de materiais de consumo, pagamento de diárias, contribuições, subvenções e auxílios.

 Isonomia para estudantes sergipanos No início de fevereiro, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fazendo com que a instituição permaneça impedida de conceder acréscimo na nota final de candidatos utilizando critérios de caráter geográfico no processo seletivo de ingresso, o chamado bônus regional, que acrescentava na nota final dos candidatos, de 5% a 10%, pelo critério de inclusão regional.

Desigualdade para os candidatos “A decisão judicial mantida pelo STF impede a UFS de aplicar o bônus regional, no entanto, outras universidades federais permanecem aplicando ações afirmativas de bonificação de pontuação por critério regional, gerando desigualdade aos candidatos que residem nas regiões onde o critério está proibido. Isto é, os sergipanos não poderão se beneficiar de critérios regionais de ingresso na UFS e serão prejudicados pela competição com candidatos, em outras instituições, que continuam se valendo de critérios regionais”, alerta o senador Alessandro Vieira.

Igualdade na concorrência Nesse sentido, o parlamentar protocolou proposta legislativa para garantir a isonomia para todos os estudantes brasileiros. “Se a Justiça entende que os estudantes sergipanos não podem ser beneficiados pelo bônus, este entendimento deve valer para todos. Os estudantes de Sergipe são prejudicados em vestibulares de outros estados, o que não ocorre com os estudantes de fora que buscam vagas em Sergipe. Com o projeto de lei vamos zerar o jogo e trazer igualdade na concorrência”, aponta Vieira.

Lagarto: mesmo proibida, Hilda Ribeiro ainda fez 895 contratações após decisão judicial, segundo a Justiça Deu no site “O Bolo é Grande”: Em novo despacho publicado nesta segunda-feira, 26, o juiz José Marcelo Barreto Pimenta, da 1ª Vara Cível de Lagarto, destacou que, mesmo após decisão judicial de 17 de outubro do ano passado, a prefeita do município, Hilda Ribeiro, ainda realizou 895 contratações temporárias, contrariando, assim, de forma estarrecedora, a Justiça do Estado de Sergipe. “Numa conta rápida temos, em novembro/2023, 30 servidores contratados temporariamente; em dezembro/2023, mais 14; e, em janeiro/2024, mais 851, totalizando 895 servidores temporários contratados após a decisão de 17/10/2023, o que nem de longe se aproxima do número de 60 contratações informado pela demandada Hilda Rollemberg Ribeiro”, diz trecho da decisão. O texto explica que a defesa da prefeita informou que teriam sido exonerados 60 servidores temporários, número total de contratados após 17/10/2023. Porém, segundo o próprio portal da transparência do município, a informação não condiz com a realidade. Foram 895 contratações.

Indeferimento Continua o site: “O despacho publicado nesta segunda foi em análise ao pedido da prefeita Hilda em relação à inserção do CPF dela no cadastro restritivo de crédito do Serasa, suspensão da CNH e suspensão dos cartões de crédito, bem como a reconsideração das determinações de expedição de ofícios à Procuradoria-Geral de Justiça e à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, além da vista dos autos ao Ministério Público. A Justiça negou o pedido e manteve inalterada a decisão proferida no último dia 19 de fevereiro.”

Penalização E conclui a matéria: “A Justiça do Estado de Sergipe decidiu penalizar Hilda Rollemberg Ribeiro, prefeita do município de Lagarto, por descumprir uma decisão judicial que proibia novas contratações temporárias pela prefeitura. O juiz enfatizou que, nos últimos três meses após a decisão, os requeridos demonstraram menosprezo ao Poder Judiciário do Estado de Sergipe ao persistir no descumprimento da ordem, justificando a necessidade de medidas mais rigorosas.”

Suas  O governador Fábio Mitidieri e a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, anunciaram a criação de um grupo de trabalho que vai regulamentar a carreira dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) do Estado de Sergipe. O intuito, segundo o governador, é valorizar os profissionais que atuam na área da Assistência Social. “Este é um fato histórico, pois nunca houve no estado. Após o período de estudo, iremos criar um Projeto de Lei (PL) e enviar para a Assembleia Legislativa de Sergipe autorizando a realização de concurso público para assistente social, nutricionista, psicólogo e engenheiro agrônomo”, garantiu.

Suas II Já a secretária Érica Mitidieri demonstrou satisfação com a realização por mais um projeto previsto no Plano de Governo estar saindo do papel. É importante destacar que o grupo de trabalho tem prazo de três meses, que pode ser prorrogado por mais três, para definir a carreira do Suas. O Sistema Único da Assistência Social foi criado em 2005 e é caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos governos federal, estadual e municipal.

 Prefeito Edvaldo recepciona integrantes do BID em Aracaju O prefeito Edvaldo Nogueira recepcionou, na manhã de ontem, 27, integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A equipe veio à capital sergipana para mais uma visita e verificação dos projetos que estão sendo executados pelo município com recursos oriundos do financiamento feito com a instituição. São mais de R$ 300 milhões, que estão sendo empregados em diversas obras que trarão grandes impactos positivos para a cidade, como a construção da avenida Perimetral Oeste, o novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, com 484 casas, e a completa reforma do Parque da Sementeira.

Programas Durante a recepção, o prefeito destacou a importância das obras do programa de requalificação urbana “Construindo para o Futuro”, financiado com recursos do BID, e que irão impactar a cidade como um todo, garantindo uma série de benefícios para as famílias, sobretudo àquelas inseridas nos territórios da zona Oeste. Além da construção da avenida Perimetral Oeste, considerada a maior obra do programa, também estão sendo construídos novos equipamentos sociais e de saúde, além de um novo conjunto habitacional, no bairro Lamarão.

Ajuda do BID “Sempre tivemos a ajuda do BID em nossas gestões, com recursos que foram muito importantes para a cidade. Sem essa parceria, a cidade estaria menor. Sou muito agradecido ao banco pelos resultados que temos. Essas obras que vocês financiam já têm impactos na percepção de que estamos deixando uma cidade melhor para o futuro. Todo o nosso empenho é para que, ao final de 2024, tenhamos, praticamente, todas as obras concluídas”, disse.

Afastamento do trabalho por saúde mental cresce 38%; psicóloga sergipana explica como os trabalhadores e as empresas devem encarar o desafio Um levantamento do Ministério da Previdência Social mostrou que os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Só em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu 288.865 benefícios por incapacidade devido à disfunção da atividade cerebral e comportamental. O número é 38% maior do que em 2022 (209.124).

Detecção de sinais e sintomas Em entrevista, Lidiane dos Anjos, sócia-fundadora da Enperso Gestão e Saúde Mental, Doutora em Psicologia pela PUC-SP e especialista em Psicologia, Organizações e Trabalho pelo Instituto Zanelli, explicou como trabalhadores e empresários podem lidar com a situação. O trabalho de cuidado mental nas organizações é essencial para detecção de sinais e sintomas. “É preciso fazer a identificação de nexos causais antecipadamente evitando afastamentos por adoecimento, junto ao médico do trabalho atuando também de forma preventiva nas orientações personalizadas para cada função, buscando ajustes de perfil e desempenho, dentre outros. O importante é atuar conforme a real necessidade institucional, personalizando um Plano de Ação que de fato, venha trazer caminhos possíveis de resolução dos problemas diagnosticados”, explica a Doutora em Psicologia.

Trabalho multiprofissional O empresário deve ficar atento às formas de como afastar e reinserir o profissional que passou pela situação. “O trabalho precisa ser multiprofissional, inserindo a medicina do trabalho e a engenharia de segurança do trabalho, analisando desde aspectos relacionados à ergonomia da atividade, também na construção do PGR, bem como no PCMSO, incluindo não apenas o que já está posto na legislação como obrigatório, mas buscando um cuidado totalizante do trabalhador, a partir da avaliação psicológica no ambiente de trabalho. Caso o profissional tenha indicação de afastamento, o diálogo precisa acontecer entre esses profissionais e o melhor direcionamento será dado”, orienta Dra. Lidiane.

Diálogo Caso o profissional trabalhe em ambiente tóxico, sem o devido olhar do chefe para questões de saúde mental, o trabalhador precisa buscar diálogo com um profissional de saúde da empresa, resguardando o sigilo para não comprometer seu vínculo empregatício. E, não havendo, procurar a rede pública de assistência à saúde mental.

 Sucesso das empresas A saúde mental no ambiente corporativo está totalmente ligada ao sucesso das empresas. “Quando atuamos com foco na saúde mental, buscamos a valorização humana e construir uma trajetória de engajamento profissional, em um plano de desenvolvimento individual e com ensejos no crescimento institucional. Quanto mais o trabalhador se sentir cuidado por essa instituição, mas ele entregará. Havendo condições de trabalho adequadas, o trabalhador aumentará seus indicadores de desempenho, criará vínculo para além do trabalho neste espaço e o sentido/significado do trabalho estarão emaranhados com o estar no trabalho. Assim, vê- se uma relação de trabalho não apenas como emprego, mas como realização”, salienta Dra. Lidiane.

Estratégias As principais estratégias para promover a saúde mental no ambiente corporativo são criar um ambiente corporativo com possibilidade de vínculos; ter segurança psicológica no trabalho; executar práticas/políticas de valorização do sujeito no seu fazer; realizar treinamentos da liderança para tratativa de si e das equipes com foco em aspectos subjetivos, dentre outras. “Em meio a todos esses processos, ter um psicólogo (a) na empresa é um diferencial para qualquer negócio. Cuidar de pessoas é cuidar do seu negócio. Pessoas saudáveis, negócios duráveis”, finaliza.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

INFONET

Em destaque

General Mário Fernandes sugeriu a Bolsonaro retorno de Braga Netto à Defesa por ‘apoio’ ao golpe

  Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto 25 de novembro de 2024 | 19:36 General Mário Fe...

Mais visitadas