em 26 fev, 2024 3:30
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Ainda repercute na imprensa nacional a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos que contou com Pepe Mujica e lideranças femininas de governos da Colômbia e da Bolívia realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná no fim da semana passada.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, foi escalado pelo presidente Lula para representá-lo. Falou sobre a necessidade de luta permanente contra as fakenews propagadas pela extrema direita não só no Brasil, mas no mundo inteiro e pela defesa sem trégua de toda a sociedade pela Democracia.
Para uma plateia de quase três mil pessoas, Macêdo afirmou que o evento “ ocorre num momento de cerco político à democracia, no momento em que o mundo está em guerra, com mais de 20 conflitos. Um momento em que a extrema direita se organiza em muitos países na defesa de ultranacionalismo que segrega e é preconceituoso. E temos uma visão contrária a essa cerco da democracia: queremos soberania, com integração entre nossos povos que vai além da integração econômica, que vai além da integração política, que vai além da nossa irmandade como gente latino-americana. Essa jornada diz não á guerra e sim à paz.”
Macedo destacou os esforços do governo brasileiro e do presidente Lula, especialmente, para o cessar-fogo imediato em Gaza e o fim do que classifica como genocídio de palestinos. Em outro momento do discurso, o ministro lembrou de uma das marcas que o Brasil quer imprimir em sua presidência no G20, já em curso : a proposta de um modelo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável para os povos. E reafirmou que nas eleições deste ano, no Brasil e em mais de 90 países, “é necessário que o recado que seja dado é que nós não abriremos mão da democracia como valor universal, a democracia com justiça social, como a forma de convivência entre os contrários, como a forma de resolver os conflitos na sociedade e como a forma de levar bem-estar para nossa gente.”
Foram dois dias de debates intensos entre movimentos sociais, intelectuais e representantes de governos e de chefes de Estado da América Latina e Caribe marcaram a volta da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O objetivo central da jornada é fortalecer novos caminhos para a integração regional com unidade popular, social e política. O ministro sergipano dividiu o palco com o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márques, a ministra da Secretaria da Presidência da Bolívia, Maria Nela Prada, parlamentares e intelectuais.
Abraço de Lula e admiração por Pepe Mujica Macedo conversou reservadamente com Mujica, um dos grandes destaques da jornada. Disse que o presidente Lula mandou um abraço ao amigo ex-presidente do Uruguai e explicou que não pôde ir por compromissos anteriormente assumidos no Rio de Janeiro. O ministro falou da admiração que tem por Mujica por continuar na estrada dialogando com todos os setores na defesa da democracia e pela integração da América Latina. Pepe Mujica ressaltou a necessidade de maior integração dos movimentos de massa pelos valores democráticos e que é fundamental a relação dos governos com a sociedade civil organizada, como o governo brasileiro tem feito.
Nossa Senhora do Socorro! A informação de um correligionário do prefeito “padre” Inaldo é que ele vai renunciar o mandato. Assume o vice-prefeito, Manelito Franco, filho do ex-prefeito Zé Franco. Arrepare! Vai tirar Zé Franco de uma possível disputa. Só que Zé Franco não é besta, nem burro: torce para que a mulher do padre Inaldo, deputada Carminha tenha algum problema com a Justiça Eleitoral…
Valmir de Francisquinho já em casa E depois de ser internado no último sábado no Hospital Primavera, em Aracaju, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho já está em casa na cidade de Itabaiana, repousando e tomando os remédios prescritos. Ele estava com febre e dores nas articulações. Suspeitava-se de dengue, mas foi constatado um quadro de bronquite e sinusite.
Enquanto isso nas redes sociais de SE: senador Alessandro ausente pegou mal Na última terça-feira, 20,, foi colocado em votação um projeto de grande interesse para toda sociedade, que objetivava acabar com o benefício da “Saidinha temporária” concedido aos presidiários, situação que quando ocorre deixa em pânico algumas comunidades, já que muitos detentos, aproveitam a tal “Saidinha”, para fugir e não mais retornar ao sistema penitenciário, ou para praticar novos crimes sem qualquer temeridade, visto que em caso de flagrante ou descoberto, ele terá que ser remetido para onde teria que voltar obrigatoriamente.
Votou Sim? Como se estava ausente? O projeto foi aprovado por maioria esmagadora, mas a ausência em Plenário do senador Alessandro Vieira, pegou mal perante alguns integrantes das redes sociais em Sergipe, exigindo que o senador tivesse que se movimentar para convencer aos sergipanos que votou sim. A ausência em Plenário do senador Alessandro Vieira, se assemelhou a práticas antigas, onde diante de votações polêmicas as raposas da política se ausentavam ou conseguiam um atestado, para não assumir perante o eleitorado um posicionamento reprovável.
Rogério votou não. Alessandro acompanha pauta do PT O projeto recebeu voto SIM do senador Laércio Oliveira, e recebeu voto NÃO do senador Rogério Carvalho. E não foi novidade alguma que o representante do PT tivesse votado em favor da liberação dos detentos, até aí sem novidades. Já o senador Alessandro Vieira cujo painel do senado indicava estar AUSENTE, ao ver a repercussão negativa teve que usar as redes sociais para apresentar um ofício encaminhado à mesa, indicando um posicionamento que já não fazia mais qualquer diferença no resultado da votação. Isso pegou muito mal, pois alguns eleitores interpretaram que em razão de no ano de 2023 ele ter votado em algumas pautas de interesse do Partido dos Trabalhadores, a ausência dele, foi parte de um acordo com o PT, situação que não tem como ser comprovada.
Ausência Se houve ou não acordo de Alessandro com o PT, o fato é que a ausência em dia de votação tão importante, não justifica para quem ganha muito bem, para se fazer presente nas sessões legislativas do Senado Federal. Logo o senador Alessandro que se elegeu condenando as velhas práticas. O Projeto de Lei 2.253/2022 é de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), e restringe a saída temporária de presos em regime semiaberto — popularmente conhecida como “saidinha”.
Em Avenida movimentada pedaço da mureta completa um ano que motoqueiros retiraram um pedaço para cometerem infração de trânsito O descaso da SMTT acima já foi publicado neste espaço. Está completando um ano que motoqueiros e até motoristas de veículos comuns retiraram um pedaço da mureta (Avenida Engenheiro José Carlos Silva, esquina com a Rua Isaaque José Rodrigues – do outro lado da avenida é a rua Guarapari fundo da UBS Antônio Alves, Bairro Farolândia) para cometerem infração de trânsito com a chamada “roubadinha”. Muitas vezes os motoristas que vêm da Rua Guarapari e da própria Avenida José Carlos Silva são surpreendidos com motoqueiros e acidentes não muitos graves já aconteceram. É muito trabalho para a SMTT repor a mureta?
Servidores municipais denunciados ao MPE E nas últimas semanas cresceu o número de servidores públicos, principalmente de Prefeituras, denunciados ao Ministério Público do Estado por práticas irregulares. O blog soube de dois casos recentes. Um na Barra dos Coqueiros onde uma servidora foi foi denunciada junto ao MPE por práticas não recomendáveis em gestões anteriores com recursos públicos. Segundo informações a Polícia Federal e DEOTAP estão no encalce da moça, que anda aprontando e achando ser intocável.
Servidores municipais II Já em Cristinápolis, um servidor denunciado, junto ao MPE, por conta de manuseio indevido com recursos públicos do município. Ao que parece, novos nomes que comungam dos mesmos procedimentos adotados pelo dito infrator virão à tona! E parece que essa é apenas uma de várias outras denúncias já formuladas. Será que o legislativo municipal está não tem dado conta dos inúmeros “equívocos” cometidos na atual gestão?
Emenda garante calçamento de estrada em Cedro de São João No último sábado, 24, o senador Laércio Oliveira e a prefeita Layana Costa, marcaram um feito histórico para os moradores do povoado Poço dos Bois, em Cedro de São João, ao assinarem a ordem de serviço para a primeira etapa da obra de pavimentação da estrada que vai conectar a rodovia à comunidade, em uma extensão de cerca de cinco quilômetros. Com essa obra, a população terá acesso facilitado e de qualidade.
1ª etapa, no valor de R$ 2,3 milhões representa 60% da obra Os recursos iniciais de R$ 2,3 milhões para a pavimentação, provenientes do senador Laércio Oliveira, à época deputado federal, representam o início de um antigo anseio da população. O investimento significa 60% da obra, o restando será efetivado pelo Governo do Estado. Além disso, foi autorizada a construção do Centro Comercial do município, financiado por emenda parlamentar da ex-senadora Maria do Carmo Alves, que também estava presente.
Sonho A prefeita Layana Costa expressou gratidão, destacando Laércio Oliveira como o responsável por concretizar esse sonho tão acalentado pela população local. “Todas as vezes que vocês passarem por aqui e verem essa obra concretizada, lembrem-se desse homem, Laércio Oliveira, porque foi ele que comprou o nosso sonho e vem nos ajudando. É o firmamento de um compromisso que ele tem com o povo do Cedro”.
Conquista O ex-prefeito, atual secretário especial da Prefeitura, Neudo Alves, enfatizou a importância da parceria com o senador, evidenciando a felicidade da população com essa conquista. “Essa atitude do nosso senador, trazendo um feito tão maravilhoso para o nosso município, algo tão desejado e esperado, nos deixa muito feliz. Que ele continue com essa percepção e sabedoria. Muito obrigado”, afirmou.
Aracaju: Prefeitura pagará salários dos servidores na próxima quarta-feira, 28 O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, referente ao mês de fevereiro. Conforme o gestor da capital divulgou através das redes sociais, todos os trabalhadores da administração direta e indireta, ativos e inativos, terão os vencimentos creditados em conta na próxima quarta-feira, 28. Com o pagamento dos salários de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju injetará na economia do município R$ 110 milhões.
Rebeca Teixeira e Charlene Jesus lançam amanhã, 27, projeto editorial “Sergipanos” Amanhã, 27, o Museu da Gente Sergipana será palco do lançamento do projeto editorial “Sergipanos”, que revela os bastidores e trajetórias de personalidades e empresas que, por meio da sua atuação profissional, desempenham papel fundamental na economia, cultura e história de Sergipe. Idealizado pela jornalista Rebeca Teixeira e pela relações públicas Charlene Jesus, o livro registra o cotidiano daqueles que contribuem para o desenvolvimento do estado. O evento acontece às 20h, no auditório do Museu e contará com um coquetel de lançamento e um pocket show da cantora Sandyalê, uma das personalidades que teve a sua história contada na obra.
A obra apresenta 33 textos que englobam uma grande variedade de perfis São histórias únicas, com diferentes trajetórias e desafios, mas com algo em comum: a busca por fazer a diferença nas suas áreas de atuação e no estado. Sob a edição editorial de Rebeca Teixeira, o material foi produzido pelos jornalistas Carluz Lima, Clara Dias, Malu Araújo, Sueli Carvalho e Valnísia Mangueira. Para completar, conta ainda com um prefácio de Ancelmo Gois, renomado jornalista sergipano, reconhecido principalmente pela sua coluna no jornal O Globo.
INFONET