Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 21, 2023

Utilidade Pública | O PORTAL JOÃO DENUNCIA O DESCASO NA SAÚDE EM CORONEL JOÃO SÁ

 O artigo 198 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O artigo também define que as ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Em outras palavras, a Constituição Federal garante o direito à saúde a todos os brasileiros, sem distinção de classe social, raça, religião ou qualquer outra condição. Cabe ao Estado, portanto, garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, independentemente de sua capacidade de pagamento.

O descumprimento desse direito é uma violação da Constituição Federal e pode ser denunciado aos órgãos competentes, como o Ministério Público e o Conselho Nacional de Saúde.

No caso de Jeremoabo, Coronel João Sá e outras cidades circunvizinhas, o fato de os gestores municipais desconhecerem que a saúde é um direito de todos é uma grave violação da Constituição Federal. Essa violação tem como consequência o sofrimento e a morte de pessoas que não têm acesso a serviços de saúde de qualidade.

É preciso que a população dessas cidades se mobilize para exigir que seus governantes cumpram o seu dever de garantir o direito à saúde a todos os cidadãos. Essa mobilização pode ser feita por meio de protestos, manifestações e outras ações de pressão popular.

A seguir, algumas sugestões de ações que podem ser tomadas para exigir o cumprimento do direito à saúde em Jeremoabo, Coronel João Sá e outras cidades circunvizinhas:

  • Mobilização da população para pressionar os governantes municipais;
  • Denúncias aos órgãos competentes, como o Ministério Público e o Conselho Nacional de Saúde;
  • Ações judiciais para garantir o acesso à saúde;
  • Criação de organizações sociais para defender o direito à saúde.

É importante que a população dessas cidades se conscientize do seu direito à saúde e da importância de lutar por esse direito.

Em destaque

Justiça suspende decreto que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz disse que nunca tive visto um decreto tão il...

Mais visitadas