Ontem, 28 de novembro de 2023, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, o secretário de Obras e Administração, João Batista, usou a tribuna para fazer uma propaganda eleitoral antecipada. O vereador Eriks Varjão, líder da oposição, tentou inquirir o secretário sobre as obras públicas da cidade, mas Batista respondeu com ironia e deboche, dando uma de Chacrinha quando disse:
"Eu vim pra confundir, não pra explicar".
Diante da insensatez e descortesia do secretário, Eriks Varjão preferiu não se envolver em uma discussão que poderia acabar em confusão. Ele esperou sua oportunidade na ordem do dia para rebater as acusações de Batista.
Em seu discurso, Varjão denunciou uma série de irregularidades nas obras públicas de Jeremoabo, incluindo malversação de verbas, superfaturamento e obras fantasmas. Ele também acusou Batista de colocar funcionários da prefeitura para remendar obras que já estavam prontas, dando a impressão de que estavam sendo concluídas.
"O secretário de Obras está fazendo uma feira de obras fantasmas em Jeremoabo", disse Varjão. "Ele está gastando dinheiro público com obras que nunca saem do papel ou que são feitas com materiais de péssima qualidade."
As denúncias de Varjão foram recebidas com indignação por parte da população de Jeremoabo. Muitos moradores da cidade já haviam notado que as obras públicas estavam sendo feitas de forma precária.
"O secretário está apenas se beneficiando do dinheiro do povo", disse um morador. "Ele não está preocupado com o bem-estar da população."
A sessão da Câmara de Vereadores de Jeremoabo terminou com um clima de tensão. O secretário de Obras não respondeu às acusações de Varjão e deixou a sessão sem se manifestar.
A denúncia de Varjão pode ter um impacto significativo nas eleições municipais de Jeremoabo, que serão realizadas em outubro de 2024. As acusações de corrupção podem prejudicar sua campanha.