terça-feira, novembro 28, 2023

Secretário de Obras usou o tempo da Câmara para fazer propaganda do prefeito, queimar os ex-prefeitos e calar os vereadores, além de perturbar o sossego com queima de fogos.

..

O comportamento dos vereadores de Jeremoabo na reunião da Câmara Municipal foi, no mínimo, questionável. O secretário de Obras e Administração, Tistinha, apresentou uma lista de obras que, segundo os vereadores, são superfaturadas. No entanto, os parlamentares permaneceram calados, não questionaram o secretário e deixaram que ele fizesse propaganda do prefeito e desqualificasse prefeitos anteriores.

Essa atitude é preocupante por dois motivos. Primeiro, porque demonstra que os vereadores não estão cumprindo seu papel de fiscalizar o Executivo. Segundo, porque pode levar à impunidade de possíveis casos de corrupção.

Se os vereadores realmente acreditam que as obras estão superfaturadas, eles deveriam ter usado a oportunidade para questionar o secretário e exigir provas. Também deveriam ter solicitado a realização de uma auditoria independente para apurar os fatos.

O silêncio dos vereadores pode ser interpretado como uma conivência com a corrupção. É possível que eles estejam com medo de represálias do prefeito ou do secretário, ou que estejam simplesmente interessados em manter o status quo.

Independentemente das razões, o comportamento dos vereadores é um desserviço à população de Jeremoabo. Os cidadãos têm o direito de saber se os recursos públicos estão sendo usados de forma eficiente e transparente.

A seguir, são apresentadas algumas possíveis explicações para o silêncio dos vereadores:

  • Os vereadores podem estar com medo de represálias do prefeito,  do secretário ou mesmo do vereador Zé Miúdo.
  • Os vereadores podem estar simplesmente interessados em manter o status quo.
  • Os vereadores podem não ter provas suficientes para sustentar as denúncias de superfaturamento.
  • Os vereadores podem não acreditar que as denúncias são verdadeiras.

Qualquer que seja a explicação, é importante que os vereadores assumam seu papel de fiscalização e exijam transparência do Executivo.

Em destaque

Fachin defende Toffoli em busca de solução interna para crise do Master no STF

  Fachin defende Toffoli em busca de solução interna para crise do Master no STF Presidente da corte afirmou que colega vem 'atuando na ...

Mais visitadas