Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 05, 2022

Lula e Bolsonaro iniciam articulações para o segundo turno

Publicado em 5 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)

Pedro do Coutto

Lula e Bolsonaro, reunidos com suas assessorias, iniciaram estudos para interpretar o resultado das urnas e com isso concentrar as suas atuações mais vulneráveis. Os pontos mais frágeis de Bolsonaro, ele pretende atacar, antecipando o pagamento da parcela de outubro do Auxílio Brasil e, nos próximos dias, deve anunciar o pagamento de uma décima terceira parcela do auxílio para mulheres chefes de família a partir de 2023.

Na avaliação de Bolsonaro, o benefício foi ainda pouco explorado pela campanha e deve ser melhor abordado nessa segunda etapa. O Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família e manteve o valor pago durante a pandemia de Covid-19, de R$ 600.

ARTICULAÇÕES – Lula, por sua vez, articula-se com Simone Tebet e Ciro Gomes para obter apoio para o desfecho final. Após o impacto com a força do bolsonarismo no primeiro turno, o ex-presidente reuniu-se na segunda-feira com a sua coordenação de campanha para revisar as estratégias e definir o que precisa ser feito visando a rodada final das eleições ao Planalto. O encontro ocorreu em um hotel de São Paulo.

Para Lula, a medida imediata definida como a mais importante no encontro é atrair o apoio dos demais presidenciáveis e seus partidos. Logo de cara, conseguiram apoio do PDT e do próprio Ciro Gomes. O senador eleito Sérgio Moro (União-PR) também já se aliou e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, acrescentaou que já estão marcando horário com o MDB, com o União Brasil e o PSDB.

TEMPERATURA –  Todas as ideias analisadas nos jornais de ontem, principalmente na Folha de S. Paulo e no O Globo, baseiam-se em análises realizadas friamente com base na repetição ou na inversão das tendências dos números que marcaram as urnas do último domingo. Mas política também é emoção, e por isso é preciso perceber a temperatura das campanhas nos próximos dias.  Não adianta somente análises sobre transferências de votos.

O panorama é esse. O resultado final dependerá dos próximos passos de ambos os candidatos. Um aspecto que está faltando na propaganda partidária é a questão salarial. O congelamento dos salários é um sério fator que precisa ser debatido e alvo de propostas sólidas.

É através do capital e do trabalho que a democracia se sustenta e, atualmente, há um rebaixamento salarial visível. E isso precisa ser solucionado através de ações efetivas e projetos consistentes. Aguardemos os próximos dias e os acenos de ambos os candidatos nesse desfecho final.

Em destaque

Michelle viaja e Bolsonaro espera que Trump reverta sua inelegibilidade

Publicado em 18 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Com lágrimas nos olhos, Bolsonaro chega ao aeropo...

Mais visitadas