Publicado em 9 de maio de 2022 por Tribuna da Internet
Fernanda Strickland
Correio Braziliense
A Petrobras anunciou um novo reajuste de 8,8% no preço do diesel para as distribuidoras de combustíveis nesta segunda-feira (9/5). Na prática, o combustível que antes custava R$ 4,51, por litro, vai passar a custar R$ 4,91. Segundo a estatal, o preço do diesel não era reajustado há 60 dias e o novo valor já passa a valer a partir desta terça-feira (10).
“Desde aquela data, a Petrobras manteve os seus preços de diesel e gasolina inalterados e reduziu os preços de GLP, observando a dinâmica de mercado de cada produto”, afirma em nota. Os valores da gasolina e do gás liquefeito de petróleo (GLP) foram mantidos.
EXPLICAÇÃO GLOBAL – Segundo a empresa estatal, a nova alta no preço do óleo diesel é devido ao balanço global impactado de diesel, que teve uma redução de oferta em relação à demanda e aos estoques globais abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões fornecedoras.
Esse desequilíbrio, segundo a nota, resultou na elevação dos preços do diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, diz a nota distribuída à imprensa pela Petrobras nesta segunda-feira.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Na quinta-feira à noite, Bolsonaro fez um apelo para a Petrobras não elevar os preços dos combustíveis e disse que o lucro elevadíssimo da estatal era um “estupro” da sociedade brasileira. Ou seja, a estatal se tornou pior do que uma empresa privada, no que se refere aos interesses nacionais. Está praticando um capitalismo selvagem, sem a menor responsabilidade social, que expõe ao ridículo o presidente da República. (C.N.)