por Francis Juliano
O novo prefeito de Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano, é Fabiano Sampaio (PDT). Aliado do ex-prefeito e do candidato que teve os votos anulados em 2020, Padre Agnaldo, o postulante venceu a eleição suplementar que ocorreu neste domingo (3). Sampaio obteve 50,85% dos votos válidos, com 2.030 sufrágios. Ele venceu Samuel Pereira (PSD) que teve 49,15% dos votos válidos, com 1.962 votantes.
A eleição suplementar em Firmino Alves foi determinada após indeferimento da candidatura e vitória do ex-prefeito Padre Aguinaldo (lembre aqui). Como os votos de Aguinaldo foram anulados, uma nova eleição foi ordenada. Samuel Pereira também concorreu na eleição de 2020.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o percentual de abstenção na eleição suplementar foi de 9,21% (416). Houve ainda 0,44% de votos brancos (18) e 2,24% de votos nulos (92). Em setembro, Fabiano Sampaio tinha sido alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitgoral (Aije) movida pelo PSD, representado pelo candidato agora derrotado Samuel Pereira (ver aqui). O postulante acusava o adversário de ter se beneficiado de publicidade institucional da prefeitura.
Presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Sampaio também tinha assumido a prefeitura após o indeferimento dos recursos de Padre Aguinaldo. O vice-prefeito de Sampaio será Isaac Barreto, que também foi candidato a vice na chapa de Padre Agnaldo, em 2020.
A diplomação do novo prefeito está marcada para o dia 18 de outubro. Com a vitória deste domingo, Sampaio dá sequência à gestão.
Nota da redação deste Blog - Jeremoabo continua na contramão da história, isso porque enquanto nas outras cidades já houve eleições suplementares e já se sabe quem são os novos perfeitos eleitos, na Jurema em Flor, até agora as flores ainda não começaram a brotar.
É a maldição dos capuchinho com força total.