Deu no Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o Piquete do Eixão, evento organizado regularmente pela comunidade gaúcha no Eixão do Lazer, aos domingos. Especificamente neste domingo (20/9), os participantes comemoravam o Dia do Gaúcho, na altura da 210 Norte. Mais cedo, Bolsonaro publicou nas redes sociais homenagem à data.
Bolsonaro compareceu sem máscara. Grande parte dos presentes também estava sem o equipamento de proteção recomendado para evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus.
DUAS MANIFESTAÇÕES – Além dessa reunião tradicional dos gaúchos aos domingos, reforçada por apoiadores de Bolsonaro, houve outra manifestação na Esplanada dos Ministérios. Com concentração às 9 horas em frente ao Museu Nacional, saiu a Marcha da Família Cristã pela Liberdade.
Os organizadores programaram atos também para outras 100 cidades em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro. A data do evento foi escolhida por coincidir com o Dia Internacional da Família.
Entre as principais pautas estão a aprovação do voto impresso nas eleições de 2022; a defesa do direito constitucional à liberdade de culto e à inviolabilidade dos templos, por conta de medidas restritivas; o direito ao trabalho; a reivindicação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais desvio de verbas por governadores; e protesto contra o projeto que pretende legalizar a maconha.