O Vereador Zé Miúdo disse que foi eleito para representar os cidadãos do seu município. Cada vereador é representante de uma parcela dessa população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município.
Informou também que é amparado no o poder de fazer leis que atendam aos interesses dessa comunidade, que seu maior interesse -e apresentar na medida do possível projetos de leis, requerimentos e indicações.
Segundo o vereador Zé Miúdo por morar onde moram seus eleitores e viver o seu dia a dia junto deles, acompanha de perto os acontecimentos da vida da comunidade. Ele também exerce suas atividades profissionais nesse ambiente. Estando tão próximo, encontrando as pessoas, conversando com um e com outro, ele fica conhecendo as necessidades do povo.
Está tendo oportunidade de ouvir sugestões, reclamações e pedidos vindos das pessoas as mais variadas, desde as menos atuantes e informadas até as que sabem das coisas que não andam bem. Ele, inclusive, é, por direito, usuário dos serviços públicos que são oferecidos aos seus conterrâneos e pode avaliar se são de boa qualidade ou não, a exemplo da saúde. Por estar tão próximo à sua comunidade, ele fica conhecendo as demandas sociais. Consciente de que é capaz de influenciar em decisões que beneficiem a todos, o vereador deve buscar meios para ajudar sua cidade.
Por outro lado, seus correligionários e adversários fiscalizam de perto o seu trabalho. Assim sendo, fica nítido que é na vereança que está a prova de fogo de qualquer político. Como vereador é que o político prova a capacidade que tem de ser um bom representante da comunidade que o elegeu.
Tem consciência que vereador é "por excelência, o representante do povo no município", logo, é um dos brasileiros mais importantes para a vida do país. É o parlamentar que subiu o primeiro degrau de uma vida pública que exige muita experiência, por isso tem a obrigação de fiscalizar, sugerir, indicar e denunciar quando necessário, e desse caminho não arredará um milímetro.
Nota da redação deste Blog - É isso vereador Zé Miúdo, esse é o caminho correto, vereador nunca deverá ser de enfeite, ou capacho do prefeito; a casa de Leis não deve ser um anexo da casa do prefeito, que dita as regras.
O Vereador deve compartilhar com o povo da sua cidade, já que uma de suas funções é investigar os atos do Executivo
.
.