sábado, dezembro 12, 2020

OAB-BA realiza desagravos a advogados ofendidos no exercício da profissão


OAB-BA realiza desagravos a advogados ofendidos no exercício da profissão
Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) realizou desagravos aos advogados Lúcio Mário Bernardes dos Santos e Guilherme de Moura Leal Valverde, que tiveram as prerrogativas violadas no exercício da profissão. Os desagravos foram conduzidos pelo presidente da seccional, Fabrício Castro, a solenidade foi realizada virtualmente na tarde desta quinta-feira (10) e transmitida ao vivo pelo Youtube. 

 

O advogado Lúcio Mário teve negado o acesso aos autos de sua cliente, após pedido verbal feito à delegada da 17ª Delegacia de Madre de Deus, Marcele Cardoso. "Fiquei bastante constrangido. Ela infringiu totalmente as prerrogativas que nos assistem em uma atitude completamente incompatível com a atuação da advocacia. Fico indignado com a forma com que os advogados são tratados nas delegacias", desabafou Lúcio. 

 

Representando a comarca de Madre de Deus, o presidente da subseção de Camaçari, Paulo Carneiro, descreveu o desagravo como um “reconhecimento da ilegalidade cometida” e disse que o momento é de união. "Estaremos sempre juntos e presentes em situações como esta", ressaltou. Também constrangido no exercício da profissão, o advogado Guilherme de Moura foi ofendido pelo servidor da 11ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Geraldo Albuquerque da Silva Neto, que o chamou de "curioso", "atrevido", "inexperiente", que "parecia um estagiário". 

 

Além as ofensas verbais, o advogado foi empurrado e algemado por dois policiais militares, que o conduziram até a sala da Polícia Militar. "Situações como esta refletem a fragilidade a que estamos expostos. Por isso temos nos defender diante das faltas cometidas pelas autoridades e pelos servidores públicos. Deixo aqui, inclusive, meu pedido para a OAB-BA continuar fomentando sua luta em defesa das prerrogativas", pontuou Guilherme. 

 

O presidente da OAB-BA classificou como "gravíssimos" os casos e destacou o empenho do Sistema de Prerrogativas da OAB-BA no combate às violações. "Temos uma comissão com plantão e uma Procuradoria que trabalham incansavelmente para combater esse tipo de prática. Esses desagravos, mais que qualquer coisa, servem de exemplo para que atitudes como estas não se repitam. A OAB-BA sempre ficará ao lado do advogado, em busca de sua defesa", destacou Fabrício. 

Bahia Notícias

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas