Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 21, 2020

João Durado: Após decisões contrárias a eleitos e derrotados, cidade pode ter nova eleição


por Francis Juliano

João Durado: Após decisões contrárias a eleitos e derrotados, cidade pode ter nova eleição
Foto: Reprodução / Central Notícia

Após duas decisões que impactaram as candidaturas que concorreram à prefeitura de João Dourado, na região de Irecê, o município pode ter nova eleição. A possibilidade decorre após decisão contra a vice-prefeita eleita Rita de Cássia Amorim do Amaral. Por acaso, Rita de Doutor Celso, como ela é conhecida, é prefeita do município. Ela assumiu o cargo em 29 de setembro, menos de dois meses do pleito, ocorrido em 15 de novembro.

 

O fato fez o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão não só indeferir a candidatura de Rita de Cássia como também estender a medida contra a chapa, o que inclui o prefeito eleito Diamerson Costa Cardoso Dourado, o Di Cardoso (ver aqui). A chapa eleita foi inclusive diplomada na quinta-feira (17). O ministro do TSE chamou a atenção para o artigo 91 do Código Eleitoral, para embasar que decisões contra vices atinge titulares, ou seja, a chapa.

 

Na mesma quinta, a única chapa adversária teve negado um recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o que declarou inelegível o candidato Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho.

 

Segundo o advogado e professor de direito eleitoral Jarbas Magalhães, a decisão do TSE pode atestar a possibilidade de novo pleito. “Hoje, pela decisão monocrática do ministro, que é uma decisão precária a meu ver, porque ainda não tem decisão colegiada, quando o TSE mandar o oficio para o TRE-BA que, por sua vez, vai enviar para o juiz zonal, vai mandar cassar o diploma dos eleitos. Aí vai ter a posse dos vereadores, eles vão eleger o presidente da Câmara que interinamente assume a prefeitura também”, explicou. 

Bahia Notícias

Em destaque

Justiça suspende decreto que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz disse que nunca tive visto um decreto tão il...

Mais visitadas