Folha de S.Paulo
O voo 447 da Air France despencou a 187 km/h em três minutos e 22 segundos, revelou ontem relatório do BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente de 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris --na ocasião, as 228 pessoas a bordo morreram.
Documento feito pelo BEA corrobora apuração inicial do próprio órgão, de 2009, de que falhas nas sondas pitot --que medem a velocidade do avião-- foram o ponto de partida para a queda. Por outro lado, o relatório traz dados que põem em xeque a conduta dos dois pilotos que comandavam o Airbus, que podem ter sido induzidos a erro pela falha nas sondas pitot.
O documento não traz nenhuma conclusão definitiva sobre o acidente, mas reproduz a cronologia do voo.
Uma das constatações: quando os problemas começaram, o avião ficou quase sempre com o nariz empinado e nessa posição ele caiu.
Ocorre que o procedimento padrão é outro: abaixar o nariz do avião para fazê-lo alcançar a velocidade ideal e recuperar a estabilidade, diz Pierre Sparaco, da Academia Francesa do Ar e do Espaço.
Empinar o nariz do avião pode ter sido uma tentativa de recuperar altitude, só que arriscada, pois se a velocidade estivesse muito baixa, o avião perderia sustentação e começaria a cair.
Só que, em razão da falha nas sondas pitot, os pilotos não sabiam a velocidade, justamente o dado essencial para, em situações assim, recuperar a estabilidade.
Os dados não confiáveis que o Airbus transmitia fizeram desativar o piloto automático. Aos pilotos, restou tentar controlar o avião "na mão", pelo manche. O alarme de perda de sustentação foi ativado e a aeronave oscilou e o avião perdeu altitude.
Os problemas começaram às 23h10min05s, quando os pilotos receberam informações dos pitots --uma queda da velocidade. O impacto no mar ocorreu às 23h14min18s. O relatório final será divulgado em junho.
Fonte: Agora