Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, maio 28, 2011

Voo 447 caiu em 3 minutos e 22 segundos

Folha de S.Paulo

O voo 447 da Air France despencou a 187 km/h em três minutos e 22 segundos, revelou ontem relatório do BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente de 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris --na ocasião, as 228 pessoas a bordo morreram.

Documento feito pelo BEA corrobora apuração inicial do próprio órgão, de 2009, de que falhas nas sondas pitot --que medem a velocidade do avião-- foram o ponto de partida para a queda. Por outro lado, o relatório traz dados que põem em xeque a conduta dos dois pilotos que comandavam o Airbus, que podem ter sido induzidos a erro pela falha nas sondas pitot.

O documento não traz nenhuma conclusão definitiva sobre o acidente, mas reproduz a cronologia do voo.

Uma das constatações: quando os problemas começaram, o avião ficou quase sempre com o nariz empinado e nessa posição ele caiu.

Ocorre que o procedimento padrão é outro: abaixar o nariz do avião para fazê-lo alcançar a velocidade ideal e recuperar a estabilidade, diz Pierre Sparaco, da Academia Francesa do Ar e do Espaço.

Empinar o nariz do avião pode ter sido uma tentativa de recuperar altitude, só que arriscada, pois se a velocidade estivesse muito baixa, o avião perderia sustentação e começaria a cair.

Só que, em razão da falha nas sondas pitot, os pilotos não sabiam a velocidade, justamente o dado essencial para, em situações assim, recuperar a estabilidade.

Os dados não confiáveis que o Airbus transmitia fizeram desativar o piloto automático. Aos pilotos, restou tentar controlar o avião "na mão", pelo manche. O alarme de perda de sustentação foi ativado e a aeronave oscilou e o avião perdeu altitude.

Os problemas começaram às 23h10min05s, quando os pilotos receberam informações dos pitots --uma queda da velocidade. O impacto no mar ocorreu às 23h14min18s. O relatório final será divulgado em junho.

Fonte: Agora

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas