Fotos: Divulgaçcão
iPad 2 é mais fino e mais leve que o irmão mais velhoNovo tablet da Apple já está nas lojas brasileiras – menor e mais fino
30/05/2011 | 00:08 | Cinthia SchefferQuase três meses depois do lançamento nos Estados Unidos, o tão esperado iPad 2 finalmente chegou ao mercado brasileiro na última sexta-feira. As primeiras mudanças em relação à versão anterior são visíveis antes mesmo de ligar o tablet: ele realmente está mais leve – pesa agora cerca de 600 gramas –, mais fino e com design ainda mais bonito que seu antecessor.
Mas aperte o “on”, porque tem mais. Corrigindo uma das grandes reclamações dos usuários, o novo iPad tem duas câmeras embutidas – uma na parte da frente e outra atrás. Uma novidade que dá acesso à outra: agora é possível usar o FaceTime pelo iPad e fazer videoconferências com usuários de outros produtos Apple (iPod Touch, iPhone 4 ou computadores Mac). A ferramenta funciona exclusivamente com rede Wi-Fi – se a conexão estiver boa, a conversa e a imagem fluem muito bem – mas o iPad 2 também tem a opção para conexão 3G.
Celular
iPhone branco também está por aqui
Quase tão esperado quanto o iPad 2, o iPhone 4 branco também está chegando ao Brasil. Espera-se que nos próximos dias ele esteja disponível em lojas de todo o país – até a semana passada, já havia um lote sendo vendido em lojas da Vivo em São Paulo. A verão branca do aparelho estará disponível em duas versões – 16 GB e 32 GB – e os preços praticados são os mesmos para os modelos pretos. A má notícia é que a quantidade deve ser bastante limitada.
No mais, ele é bem parecido com o irmão mais velho. A tela continua com 9,7 polegadas e a mesma resolução da anterior. O teclado também é o mesmo – ou seja, pouco confortável para quem precisa digitar textos muito longos.
Para navegar na internet ele funciona muito bem e muito rápido – o teste foi feito com um chip da Claro, com banda larga de até 20 GB. É bem verdade, no entanto, que a navegação seria mais fácil se fosse possível abrir “abas” no navegador – ao invés de abrir página por página.
Aplicativos
Durante o lançamento para a imprensa, em um evento em São Paulo na última sexta-feira, a Apple fez questão de destacar dois aplicativos já tradicionais dos computadores Macintosh e que agora podem ser usados no iPad: o editor de vídeo iMovie e o GarageBand.
Ao abrir o iMovie, o usuário tem acesso a todo o arquivo salvo no iPad – fotos, vídeos e músicas, que podem ser combinados de maneira relativamente simples, movendo os arquivos com os dedos. Quem tem um pouco mais de habilidade com o programa pode combinar até três faixas de áudio, em volumes diferentes.
O “estúdio” GarageBand dá uma boa amostra de quão incrível pode ser a tela multi-touch da Apple. O programa simula as cordas de uma guitarra e os pratos de uma bateria que o usuário toca com os dedos – produzindo sons diferentes conforme a intensidade do movimento.
Acessórios
Para proteger, outra novidade: a Smart Cover é uma espécie de capa para a tela do iPad que se prende magneticamente às extremidades do aparelho. Quando fechada, ela interrompe o funcionamento e coloca o iPad no modo repouso e quando aberta, serve de suporte para usar o aparelho. Uma bela sacada.
Preços
O iPad 2 chegou ao mercado brasileiro custando a partir de R$ 1,6 mil. Mas a má notícia para os curitibanos é que os estoques, pelo menos nas lojas físicas, acabou ainda na sexta-feira, poucas horas depois do início das vendas.
A boa notícia é que a perspectiva é de que o preço do iPad caia nos próximos meses. Na última semana, o governo federal anunciou a isenção de alguns tributos para os tablets produzidos no Brasil.
Segundo o próprio governo, a Foxconn, que monta os aparelhos da Apple, já tem planos de instalar uma linha de produção no Brasil – embora o local ainda não tenha sido definido.
Serviço:
Preços: Opções com Wi-Fi: 16 - GB R$ 1.649/ 32 GB - R$ 1.899 / 64 GB - R$ 2.199. Para as versões com Wi-Fi e conexão 3G: 16 GB - R$ 2.049 / 32 GB - R$ 2.299 / 64 GB - R$ 2.599.
Fonte: Gazeta do Povo