quarta-feira, março 16, 2011

Receita aperta o cerco a atrasados do INSS

Livia Wachowiak Junqueira
do Agora

A Receita Federal vai apertar o cerco aos contribuintes que receberam atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2009 e em 2010, mas não declararam os valores que foram pagos. Também estão na mira do Leão os servidores que receberam precatórios alimentares e verbas da Justiça trabalhista.

Isso porque, segundo a Receita, muitos contribuintes deixam de declarar os atrasados por pensarem que, como já é feito o desconto de 3% na fonte na Receita Federal, não é preciso informar os valores na declaração de ajuste anual. No total, 659 mil segurados receberam atrasados do INSS no ano passado.

A Receita Federal informou ontem que pretende fiscalizar, por meio de malha fina, 500 mil contribuintes que enviaram a declaração no ano passado e que vão enviar neste ano. Desse total de contribuintes, além das informações sobre os atrasados, o Leão vai mirar aqueles que tiveram gastos elevados demais com cartão de crédito, considerando os rendimentos recebidos no ano, profissionais que podem ter omitido ganhos, investidores que não recolheram o IR corretamente sobre os rendimentos, além de trabalhadores que fizeram plano de previdência privada para deixar de pagar imposto.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quarta

Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas