Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A tatuagem fica na pele por no máximo cinco diasA nova tatuagem do verão
Usada para marcar o número na pele dos atletas que competiram no Pan-Americano de 2007, airbrush virou tatuagem temporária e dura cinco dias
01/03/2011 | 00:01 | Ciro Campos, especial para a Gazeta do PovoFazer maquiagem é sinônimo de algo feminino e restrito ao rosto. Mas no Litoral dá para se fazer em outros locais do corpo e tem muito homem e criança atrás disso. A ideia parece estranha, mas trata-se na realidade de uma nova tatuagem temporária, chamada de airbrush, aplicada de forma rápida, sem dor e com a mesma técnica utilizada em maquiagens.
O airbrush chegou ao Brasil em 2007, trazido dos Estados Unidos durante os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. A técnica servia para deixar na pele dos atletas os números de competição.
Cliente tem de ficar atento à higiene
Por entrar em contato superficialmente com a pele, a aplicação da tatuagem airbrush pode ser considerada mais segura por não exigir perfuração com agulha, mas não dispensa os clientes de estarem atentos à higiene do local da aplicação e também dos recipientes onde a tinta é guardada. “Se a Anvisa liberou, isso dá uma legalidade ao produto, uma confiança maior, mas nunca é 100%”, analisa o médico dermatologista do Hospital das Nações, Juliano Vilaverde Schmitt.
Caso a pessoa resolva retirar a tatuagem com álcool, ele explica que até mesmo esse produto pode ser irritante, por ser bastante concentrado e desidratar a pele. O conselho é não forçar a retirada do produto, já que a tatuagem é temporária.
Schmitt explica que certas amostragens das tatuagens de henna recebem pigmentos comuns de tinturas para cabelo, o que pode ser prejudicial. “A tinta de henna pura e aplicada de forma correta não causa problema algum”, afirma. Por isso o ideal é ficar atento ao local onde será feita a tatuagem. (CC)
Em menos de dois minutos o comerciante Edivan Queiroz, de 27 anos, estava com uma tatuagem pronta no braço. Era a segunda vez que ele procurava o airbrush. “Na primeira o pessoal até pensava que era tatuagem de verdade”, conta ele, que diz ter sentido apenas um jato de ar durante a aplicação.
A tatuagem fica na pele por no máximo cinco dias e é aplicada sem agulha, por um sistema chamado aerógrafo, que consiste em um jato de tinta de pistola movido a ar comprimido. Para formar o desenho, é aplicado na pele um adesivo descartável, que serve de molde e é retirado após a aplicação. A pintura sai com álcool.
Em 2007, um grupo de americanos abriu um estande do produto em Matinhos na temporada de verão. Rafael Ribeiro se interessou, procurou informações com o fabricante do produto e abriu o próprio negócio, a Temp Tatoo.
“É uma tatuagem colorida, parecida com a maquiagem de correção. É antialérgica e de secagem instantânea”, explica Ribeiro. No estande que ele trabalha em Matinhos, o cliente pode escolher entre 200 modelos prontos, que variam de R$ 5 a R$ 20, de acordo com o tamanho.
Entre os desenhos estão escorpiões, borboletas e dragões. “Cerca de 60% dos meus clientes são crianças, mas já teve senhor de mais de 80 anos que veio ser tatuado”, comenta. Alguns desenhos chegam a ter até dez cores.
Para o preparo, o local a receber a tatuagem é primeiro limpado com álcool, para depois aplicar os procedimentos de fixação. Por fim, o desenho recebe uma camada de talco por cima para a tinta secar e se fixar rapidamente. “O aerógrafo entra em contato superficialmente com a pele e essa técnica é bastante utilizada na televisão, com maquiagem para esconder tatuagens dos atores, por exemplo”, conta Ribeiro.
A empresa fabricante da tinta, Belle Skin, explica que o produto é feito à base de álcool e tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um cosmético destinado para a pintura corporal.
Fonte: Gazeta do Povo