Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, março 02, 2011

Celular carregando é uma bomba-relógio

Lucy Andrade

Apesar de serem considerados remotos, há casos que comprovam que falar ao celular enquanto o mesmo está conectado à rede elétrica, recarregando a bateria, pode ocasionar em morte. No último sábado, o tratorista Jorge Ribeiro dos Santos, 38 anos, morreu eletrocutado enquanto falava ao celular, que estava na tomada, recarregando. “São casos raros, mas pode acontecer uma sobrecarga da bateria e acontecer o curto-circuito”, disse o técnico em celular, João Lourenço, da JC Eletrônica.

O acidente aconteceu, a 733 km de Salvador, na Fazenda Água Branca, na BA 489, rodovia que liga os municípios de Itamaraju e Prado. Jorge Ribeiro foi encontrado por um amigo caído no chão, e seu corpo foi removido para o Instituto Medico Legal Nina Rodrigues (IML), em Salvador. A polícia técnica confirmou que ele morreu em decorrência da carga elétrica da bateria do celular, que estava recarregando.

O técnico em aparelhos eletrônicos João Lourenço explicou que a bateria não suporta muito tempo cargas elétricas, que pode provocar o aquecimento das placas e dilatar, o que decorre na combustão. “O ideal é esperar a bateria ser totalmente recarregada e retirar. E caso a bateria esteja recarregando e o celular tocar, retirá-lo da tomada e atender”, disse o técnico.

O técnico destacou que a bateria é formada por elementos químicos que causam reações, gerando corrente elétrica. Mesmo sem o uso, o processo químico continua acontecendo, resultando no desgaste dos sistemas internos da bateria, um desses é o dispositivo de segurança, que evita a sobrecarga mesmo quando o usuário deixa exceder o tempo necessário para carregar a bateria.

Cuidados - Para evitar acidentes são necessários cuidados como não deixar a bateria cair, não expor a alta temperatura, não molhar, não usar produtos falsificados, não deixar mais tempo que o necessário na tomada e ler o manual de instruções. Usar recarregador que não seja bivolt em tomadas de voltagem diferente da indicada no equipamento também pode causar explosão.

Em épocas de chuvas e relâmpagos, outro risco é falar no telefone fixo, de acordo com o técnico, os fios de eletricidade podem receber a carga elétrica e chegar até a linha telefônica.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas