Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

STF julga cobertura de saúde do GEAP a servidores

Já que eu falei em STF, é bom os servidores públicos ficarem de olho hoje lá. É que foi colocado em pauta para a sessão de hoje o julgamento do processo que analisa a legalidade dos convênios firmados entre a Fundação de Seguridade Social (Geap) e órgãos públicos. O resultado pode levar ao desligamento de 250 mil servidores. O caso é polêmico. A entidade é a maior operadora de planos de saúde voltados ao funcionalismo, tem 90 patrocinadores e cerca de 700 mil associados. O Geap nasceu com vargas, em 45, como “Assistência Patronal” dos funcionários do IAPI – Instituto dos Industriários . Ao longo de 60 anos, foi absorvendo os servidores de uma série de órgãos públicos e de universidades federais.

Embora esteja longe de satisfazer aos servidores, a cobertura prestada pela Geap é a única e a mais barata para a maioria dos associados. Os mais idosos, sobretudo, vão ter de pagar até quatro vezes mais a um plano de saúde empresarial, se perderem hoje. Um exemplo: conheço uma pessoa que tem a mãe, de 86 anos, pensionista com um salário mínimo, coberta pelo Geap por uma mensalidade de R$ 377. Quanto ela teria de pagar em outro?

Hoje, existem cerca de 1,5 mil planos de saúde no país. Em 2008, eles faturaram um total de R$ 60,4 bilhões. Dá para ver como é um grande negócio.

www.tijolaco.com

Em destaque

X (ex-Twitte) alega ao STF que houve falhas, mas não descumpriu bloqueios

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Musk ameaçou descumprir, mas era apenas conversa fi...

Mais visitadas