Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Ponte Salvador-Itaparica: governo lança edital dia 12

Maiza de Andrade l A TARDE*O secretário estadual de Infraestrutura, João Leão, apresentou o que chama de anteprojeto da ponte


O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, informou, na quinta-feira, 7, que no próximo dia 12 será publicado, no Diário Oficial do Estado, edital que definirá parâmetros para a construção de uma ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica.

O projeto não envolverá apenas a ponte, mas um conjunto de obras viárias que trará para a Baía de Todos-os-Santos o km-zero da BR-242. Esta rodovia, que cruza o Estado, liga a Bahia a Brasília e termina na altura da ponte da BR-116, sobre o Rio Paraguaçu.

O edital, intitulado Manifestação de Interesse, será o ponto de partida do processo e apresentará todos os requisitos a serem atendidos pelas empresas que se interessarem em executar a obra.

Pinheiro negou a existência de um projeto e que o governo tenha conversado com qualquer empresa sobre isso. “O governo não conversou com nenhuma empresa. Se há estudos sendo feitos, é problema da OAS ou de quem queira fazer qualquer estudo”, disse. Ele se referia a notícias divulgadas sobre estudos que esta empresa teria feito sobre o tema.

O arquiteto Ivan Smarcevscki confirmou que está fazendo estudos para a construtora OAS, mas não quis dar detalhes. Disse não estar autorizado a falar do caso. Ainda em recesso de fim de ano, os executivos da OAS não foram encontrados pela reportagem.

Anteprojeto - Enquanto o secretário do Planejamento usa de cautela para falar do assunto, o secretário estadual de Infraestrutura, João Leão, apresentou o que chama de “anteprojeto da ponte”, antecipando até imagens da estrutura, segundo ele resultado de estudos feitos, sem ônus para o Estado, por empresas como OAS e Odebrecht.

Para Leão, a ideia é transformar a ponte em um equipamento “além do turismo” e que sirva para o escoamento da produção de grãos, oriunda da região oeste do Estado. O secretário deu detalhes da obra, como a construção de uma nova ponte, paralelamente à do Funil, que liga a ilha ao continente.

Prefeito quer discutir - O prefeito de Vera Cruz (Grande Salvador), município cujo território ocupa 87% de Itaparica, Antônio Magno (PT), disse querer uma discussão articulada entre o governo do Estado e dos municípios da ilha.

Ele disse desconhecer os planos do governo. “Essa questão está tomando proporções que nos assusta”, disse. “O governo pede calma, mas queremos nos antecipar para depois não termos que correr atrás do problema”, afirmou.

Segundo ele, a grande preocupação é com o risco de especulação imobiliária e de ocupação desordenada das áreas de preservação da ilha.

*Colaborou Levi Vasconcelos l A TARDE

Em destaque

0 Segundo dados, servidor público tem escolaridade superior à do trabalhador privado

    BPC: regularização do CadÚnico é feita no Cras, afirma INSS Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam com...

Mais visitadas