O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) disponibilizou um serviço no qual as próprias vítimas de furto ou roubo de veículos podem registrar a ocorrência através da internet. O serviço Alerta, como é chamado, não dispensa o registro de queixa em delegacias, mas possibilita que a informação possa ser enviada automaticamente para as viaturas da PRF equipadas com computador de bordo que estejam no Estado onde aconteceu o fato e para as viaturas dos Estados vizinhos.
As informações também podem ser visualizadas na página de Alertas, acessível em mais de 400 postos da PRF. Com o sistema Alerta, aumentou o número de veículos recuperados e de prisões de criminosos que estavam ao volante. A PRF considera que com o ganho de tempo, aumenta-se a chance de impedir que o veículo seja levado para um desmanche ou para fora do país, nos casos de estados fronteiriços.
O sistema Alerta está disponível na página do DPRF. Para evitar o que poderia se considerar um “trote”, o sistema solicita informações que poucas pessoas têm acesso além do proprietário do veículo, como número do chassi e a identificação do proprietário.
Everaldo Goes
Jornal Feira Hoje