sexta-feira, janeiro 29, 2010

Inscrição para federais começa hoje

Vanessa Fajardo
do Agora

A partir de hoje, o aluno que prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode disputar uma das 47.900 vagas nas instituições que substituíram o vestibular pela avaliação. No total, 51 unidades de ensino vão utilizar o Enem como processo único para selecionar alunos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no sisu.mec.gov.br que estará no ar a partir das 6h de hoje, segundo previsão do MEC (Ministério da Educação).

O processo de seleção vai funcionar em três etapas. A primeira começa hoje e termina no dia 3 de fevereiro. Em seguida, abrem-se as inscrições entre os dias 15 e 20 deste mês. Depois, será a oferta de vagas não ocupadas.

Em cada período, o aluno poderá se inscrever com uma opção de curso e instituição. Os resultados sairão dois dias depois do final de cada etapa.

As notas do Enem estão em um formato desconhecido dos alunos. Como a nota média foi ajustada para ficar em 500 pontos, quanto mais acima de 500 foi a pontuação, melhor foi o desempenho. Para saber a posição frente aos outros candidatos, é preciso ver as notas mínimas e máximas de cada área.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina ingressou com ação civil pública para tentar suspender o Enem. A Promotoria contesta a forma de fiscalização da lacração e identificação das provas.

Como usar o sistema

1º passo
A partir das 6h de hoje, acesse o Sisu pelo site http://sisu.mec.gov.br

2º passo
Clique em "Acesse o Sistema de Seleção Unificada"

3º passo
Digite número de inscrição do Enem, senha e os caracteres que aparecerão. Clique em "Entrar". Caso tenha esquecido a senha, recupere acessando www.enem.inep.gov.br

4º passo
O sistema solicitará que o candidato crie uma senha. Digite-a duas vezes. Clique em "Entrar"

5º passo
O Sisu recupera as notas do estudante no Enem. Leia as instruções e aperte o botão "Clique aqui para fazer sua inscrição"

6º passo
Confirme as informações de contato importadas pelo sistema. Clique em "Prosseguir para o passo 2"

7º passo
Responda como gostaria de procurar o curso que deseja concorrer: por Estado, instituição ou nome. Clique em "Prosseguir"

8º passo
Digite o nome do curso. Clique em "Prosseguir"

9º passo
Aparecerá uma lista de cursos. Selecione apenas uma opção. Clique em "Prosseguir"

10º passo
Confirme os dados e veja a composição de sua nota. Também é possível visualizar a nota de corte atual. Durante o período de inscrição, o candidato pode acompanhar a evolução da nota de corte e alterar sua opção quantas vezes quiser. Valerá a última

11º passo
Ao encerrar as inscrições, o sistema classifica os candidatos

Fonte: Agora

Em destaque

Com Tarcísio fora do jogo, Valdemar acelera plano para lançar Flávio ao Planalto

  Publicado em 28 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura...

Mais visitadas