Vanessa Fajardo
do Agora
A partir de hoje, o aluno que prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode disputar uma das 47.900 vagas nas instituições que substituíram o vestibular pela avaliação. No total, 51 unidades de ensino vão utilizar o Enem como processo único para selecionar alunos.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no sisu.mec.gov.br que estará no ar a partir das 6h de hoje, segundo previsão do MEC (Ministério da Educação).
O processo de seleção vai funcionar em três etapas. A primeira começa hoje e termina no dia 3 de fevereiro. Em seguida, abrem-se as inscrições entre os dias 15 e 20 deste mês. Depois, será a oferta de vagas não ocupadas.
Em cada período, o aluno poderá se inscrever com uma opção de curso e instituição. Os resultados sairão dois dias depois do final de cada etapa.
As notas do Enem estão em um formato desconhecido dos alunos. Como a nota média foi ajustada para ficar em 500 pontos, quanto mais acima de 500 foi a pontuação, melhor foi o desempenho. Para saber a posição frente aos outros candidatos, é preciso ver as notas mínimas e máximas de cada área.
O Ministério Público Federal em Santa Catarina ingressou com ação civil pública para tentar suspender o Enem. A Promotoria contesta a forma de fiscalização da lacração e identificação das provas.
Como usar o sistema
1º passo
A partir das 6h de hoje, acesse o Sisu pelo site http://sisu.mec.gov.br
2º passo
Clique em "Acesse o Sistema de Seleção Unificada"
3º passo
Digite número de inscrição do Enem, senha e os caracteres que aparecerão. Clique em "Entrar". Caso tenha esquecido a senha, recupere acessando www.enem.inep.gov.br
4º passo
O sistema solicitará que o candidato crie uma senha. Digite-a duas vezes. Clique em "Entrar"
5º passo
O Sisu recupera as notas do estudante no Enem. Leia as instruções e aperte o botão "Clique aqui para fazer sua inscrição"
6º passo
Confirme as informações de contato importadas pelo sistema. Clique em "Prosseguir para o passo 2"
7º passo
Responda como gostaria de procurar o curso que deseja concorrer: por Estado, instituição ou nome. Clique em "Prosseguir"
8º passo
Digite o nome do curso. Clique em "Prosseguir"
9º passo
Aparecerá uma lista de cursos. Selecione apenas uma opção. Clique em "Prosseguir"
10º passo
Confirme os dados e veja a composição de sua nota. Também é possível visualizar a nota de corte atual. Durante o período de inscrição, o candidato pode acompanhar a evolução da nota de corte e alterar sua opção quantas vezes quiser. Valerá a última
11º passo
Ao encerrar as inscrições, o sistema classifica os candidatos
Fonte: Agora