Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 17, 2009

Tire 50 dúvidas sobre o INSS mais barato

Carolina Rangel e Juca Guimarãesdo Agora
O Agora tira hoje suas dúvidas sobre a nova forma de contribuição para autônomos, que garante benefícios como a aposentadoria por idade e o auxílio-doença, por meio de um pagamento mais barato para o INSS. No Estado de São Paulo, 3,5 milhões de microempreendedores podem participar do programa.
Confira 50 respostas sobre o INSS mais barato para autônomos na edição impressa do Agora, nas bancas nesta segunda, 17 de agosto. As respostas foram dadas pelo Ministério da Previdência e por especialistas no assunto
Por meio de uma contribuição única (Previdência mais impostos), de R$ 52,15 a R$ 57,15 mensais, o autônomo tem a atividade formalizada e a cobertura previdenciária.
Somente 3.220 já se cadastraram no Estado, segundo o Ministério do Desenvolvimento. A inscrição, pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br, começou dia 27 de julho.
As perguntas foram respondidas pelos consultores do Sebrae-SP Claudio Vallim, Júlio César Durante, Paulo Melchor e Sandra Regina B. Fiorentini, pelo Ministério da Previdência, pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado.
Para Izidro Filho, conselheiro da distrital Centro da ACSP, a maior dúvida dos autônomos é sobre quanto tempo essa contribuição menor irá durar. "Eles têm medo de se cadastrar, o valor subir e não conseguirem pagar." A contribuição de 11% sobre salário mínimo, mais impostos, é prevista por lei. Ela só subirá com o aumento anual do mínimo.
Outra dúvida frequente é quanto à emissão de nota fiscal. Não é obrigatório para pessoas físicas, mas o autônomo deve ter a nota de compra daquilo que está vendendo.
InformaçõesQuem quiser tirar dúvidas pessoalmente pode ir ao plantão da Distrital Centro, às quartas-feiras. Consulte onde será a palestra --elas mudam de local toda semana-- pelo tel. (0/xx/11) 3208-4096.
Hoje, a CUT (Central Única de Trabalhadores) e outros sindicatos realizam um mutirão de formalização dos autônomos. O mutirão será na quadra dos bancários, na rua. Tabatinguera, 192, região central da capital, a partir das 10h.
O autônomo pode ligar também para o Sebrae (0800-5700800) ou para o Ministério da Previdência Social (135).
Há ainda uma lista de escritórios de contabilidade que podem ajudar a inscrição, de forma gratuita, disponível no site do programa.
100 Serviços
Consulta às decisões das Câmaras e Juntas de Recursos da Previdência Social
Andamento de processo de revisão de benefício
Agende sua consulta pela internet
Unidades de atendimento
Confira todos os serviços sobre Previdência
Revisão de 1998
Revisão da URV (Unidade Real de Valor)
Reajuste do Teto de 1989
Veja todas as Revisões
Fonte: Agora

Em destaque

Putin prevê guerra nuclear com EUA se Kiev usar mísseis

  Foto: Divulgação/Arquivo Vladmir Putin, presidente da Rússia 19 de novembro de 2024 | 08:59 Putin prevê guerra nuclear com EUA se Kiev usa...

Mais visitadas