Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, agosto 27, 2009

O cartão vermelho da incoerência do senador

O senador petista - ? – Eduardo Suplicy (SP).em muitos anos de sucessivos mandatos, conquistou a justa notoriedade pela sua compostura e lealdade, além da obstinação com que defende a fórmula mágica para o salário mínimo. Por todas estas razões e outras, foi com o espanto de uma decepção que assisti pela televisão, com repeteco, a sua contraditória e absurda atuação no plenário do Senado ao pedir a expulsão do presidente, senador José Sarney (PMDB-AP), sacudindo da tribuna um enorme cartão vermelho para expulsar de campo, num gesto de árbitro de futebol, o jogador Sarney que não se sabe em que posição foi escalado no time do improvisado juiz no gramado do Senado.Francamente, é com pesar que exponho a posição patusca do senador paulista. Em primeiro lugar pelos tropicões na incoerência. Para sacar do bolso o cartão vermelho e expulsar o senador Sarney, o senador Suplicy teria que se desligar do PT. Pois, o PT do presidente Lula e da ministra-candidata Dilma Rousseff é aliado do presidente Sarney, amigos de afagos e de mesa.Não cometo a injustiça de duvidar da coragem do senador dissidente do PT para mandar o partido às favas e expulsar de campo o presidente Lula junto com Sarney.Suponho que o senador Suplicy exagerou na avaliação da sua influência no PT e tomou o bonde errado. Depois, senador, cartão vermelho tamanho-família para expulsar do gramado do Senado o presidente da Casa é uma paródia circense, que atinge no rebate o futebol brasileiro pentacampeão do mundo, às vésperas da disputa de mais um título, sob o comando de Dunga.O Senado da crise da roubalheira atravessa uma das piores fases da sua história. Necessita de um mutirão para a tentativa desesperada da sua reabilitação ética e moral, pois não há democracia sem Congresso. É recente o exemplo da patuscada dos 21 anos da ditadura militar que manteve o Congresso aberto para a sua imagem externa, mas submetido às humilhações dos recessos punitivos, dos infamantes atos institucionais, do senador-biônico – que sobrevive no senador de garupa, que se elege sem um voto – da boçalidade do AI-5, das cassações de mandato, da abominação das torturas, da bomba do Rio-Centro, das execuções sumárias de centenas de presos.O senador Suplicy lutou na resistência à ditadura militar. E precisa zelar pela sua biografia. Até por uma razão tática. É de uma obviedade solar que o senador José Sarney não será candidato à reeleição. Nem pelo Maranhão ou pelo Amapá. E o cartão vermelho pode ser a justificativa para o risco de disputar novo mandato sem campanha. Ou limitado ao horário eleitoral. Para ganhar ou para perder.
O Conselho de Ética do Senado, depois de um desempenho vexante, foi esvaziado com a renúncia dos nove representantes da oposição. Nada que uma boa conversa não resolva. O governo já pagou boa parte dos seus pecados. Menos o do apagão do registro dos freqüentadores do Palácio do Planalto.Como sumiu também a bolsa, com a agenda da ex-secretaria Lina Vieira, da Receita Federal, o caso está encerrado para a felicidade geral do governo.
O circo não avisou se hoje tem espetáculo. Os fanáticos devem comparecer, mesmo correndo o risco de perder tempo. O que no Congresso é um saudável hábito. Em boca fechada não entra mosca. Nem se repetem bobagens do rico vocabulário parlamentar.
Fonte: Villas Bôas-Corrêa

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas