segunda-feira, dezembro 08, 2008

O desafio da corrupção

Editorial
Ainda está muito distante a vitória da sociedade brasileira sobre a corrupção. Não apenas no Brasil, mas nos países latino-americanos, de modo geral, pode-se dizer que se está a caminho do triunfo na batalha contra as ditaduras e o autoritarismo, mas a guerra contra a pobreza e a corrupção está sendo ainda perdida. Os indicadores sociais e econômicos são, infelizmente, quanto a isso, irrefutáveis.
Metade da população continua vivendo abaixo da linha de pobreza. E, como as iniqüidades têm crescido, esse incremento da injustiça se opõe aos ganhos formais da democracia.
Perde-se também a guerra contra todas as formas de corrupção, pois quando se supõe que estejam fechados os canais para a prática da fraude, dos crimes de colarinho-branco, dos desvios de verbas e do tráfico de influência, eis que se abrem outras comportas para roubalheiras ainda maiores. A democracia está em vigor, mas ao mesmo tempo atingida por esta sucessão de golpes que a um determinado prazo só pode lhe ser funesta. E a impunidade estimula os praticantes de corrupção.
O fortalecimento das instituições é um fator indispensável à maior eficiência dos mecanismos de combate à corrupção, mas ao lado disso é preciso modernizar os códigos, a fim de que as formas de coibir o crime econômico e administrativo não continuem defasadas diante da natureza mutável das novas modalidades de transgressão e de desonestidade.
Fonte: O Popular (GO)

Em destaque

TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno

  TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por  Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...

Mais visitadas