Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 26, 2008

Ayres Britto compara eleição a filtro

No pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV feito há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, comparou as eleições a um filtro. “É mais um ciclo, uma quadra que se forma na compreensão de que toda eleição popular é um processo de educação política. Educação para a prática do voto como um funil, uma peneira, um filtro pelo qual somente devem passar os candidatos mais devotados à causa pública, mais honestos, mais preocupados em conhecimento e sapiência para o exercício do cargo disputado, além de candidatos comprometidos com a democracia até a raiz dos cabelos, naturalmente”, afirmou.O ministro também criticou práticas ilegais praticadas durante o dia das votações, como a compra de votos, a boca-de-urna e o transporte de eleitores. Nas palavras de Ayres Britto, tais práticas são “um modo desleal de competir, um desrespeito à dignidade do eleitor”.Ao final da mensagem, o presidente do TSE destacou a segurança do processo eleitoral e o “clima de descontração” no pleito de amanhã. “Só há motivos, então, para que levantemos em pensamento um transbordante brinde à democracia brasileira”. De acordo com o TSE, exatos 27.166.584 eleitores estão registrados nas 11 capitais e nos 19 municípios do interior onde a disputa municipal será decidida no segundo turno. (Rodolfo Torres)Confira a íntegra do pronunciamento do ministro Carlos Ayres Britto
“Eleitoras e eleitores, dentro de 24 horas, um pouco mais, um pouco menos, deveremos conhecer os 31 prefeitos e vice-prefeitos que faltam para completar o quadro da nossa representação política municipal. Será mais um momento de grande alegria, orgulho nacional, porque de eleição popular em eleição popular é que solenemente atestamos a nossa maioridade democrática.
É mais um ciclo, uma quadra que se forma na compreensão de que toda eleição popular é um processo de educação política. Educação para a prática do voto como um funil, uma peneira, um filtro pelo qual somente devem passar os candidatos mais devotados à causa pública, mais honestos, mais preocupados em conhecimento e sapiência para o exercício do cargo disputado, além de candidatos comprometidos com a democracia até a raiz dos cabelos, naturalmente.
Educação para entender que boca-de-urna, transporte de eleitores, compra de voto pelo candidato ou seu preposto são crimes. Um modo desleal de competir, um desrespeito à dignidade do eleitor. Se no primeiro turno, compareceram às urnas mais de 110 milhões de eleitores, agora aguardamos a participação maciça de 27 milhões. Vinte e sete milhões que elegerão os prefeitos de 31 municípios, além dos vice-prefeitos, dentre eles, dentre esses municípios, os mais populosos do Brasil.
E certamente todos participarão em clima de descontração, de contentamento, de sadia competição. Que retornem, portanto, ao agradável convívio com a urna eletrônica, essa garantia tecnológica tanto do segredo do voto quanto da fidelidade à soberana vontade do eleitor. Só há motivos, então, para que levantemos em pensamento um transbordante brinde à democracia brasileira. Boa noite. Ótimo voto amanhã”.
Fonte: congressoemfoco

Em destaque

São ingênuos ou simulam otimismo os que enxergam “paz” na crise entre Lira e Lula

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Miguel Paiva (Brasil 247) Dora Kramer Fol...

Mais visitadas