quinta-feira, junho 05, 2025

"A Câmara dos Iluminados Reescritores da História"

 

.

"A Câmara dos Iluminados Reescritores da História"

Em Jeremoabo, onde o sol castiga e a poeira sobe mais rápido que verba desaparece, os nobres vereadores – depois de solucionarem todos os problemas da cidade, como saúde impecável, ruas lisinhas, escolas funcionando com ar-condicionado e merenda gourmet – encontraram-se num raro estado: ociosidade legislativa crônica.

Sem buracos para tapar (literal e figurativamente), sem escândalos de licitação pra "fiscalizar" e com tanto tempo livre quanto um gato de praça, decidiram então assumir um novo e nobre propósito: reescrever a história de Jeremoabo!

Sim, senhoras e senhores, esqueçam historiadores, livros, documentos ou qualquer ligação com a realidade. Agora quem dita os fatos são eles: os Guardiões do Arquivo Imaginário.

Primeira missão: discutir – com toda solenidade que um cafezinho ralo permite – a data da emancipação política da cidade. Afinal, datas são como cargos comissionados: mudam conforme o interesse.

Enquanto isso, a primeira casa da cidade virou pó e virou lenda, levada pelo vento e pela indiferença. A Fazenda Caritá, berço do Barão de Jeremoabo, está tão abandonada que até os fantasmas pediram transferência. E o Casarão do maior político da história local, que já foi arena de grandes decisões políticas da Bahia, agora ameaça ruir de vergonha. Mas calma! O prefeito Tista de Deda, mais preocupado com a memória do que com manchetes, propõe tombar o espaço como patrimônio histórico e transformá-lo em Biblioteca Pública. Isso sim é reescrever a história – com livro, não com lápis político.

Enquanto isso, na sala da Câmara, os excelentíssimos discutem se o nome da cidade devia ser com “J” ou “G”, e se o Barão de Jeremoabo nasceu mesmo ou foi criação de algum marqueteiro da época do Império.

E assim segue a saga dos Vereadores Cronistas, preocupados com a tinta da pena enquanto a cidade escorre pelas rachaduras do tempo.

Mas não tem problema. Se continuarem nessa toada, logo criarão o cargo de "Historiador Legislativo", com direito a diário oficial, assessoria de memória seletiva e selo de autenticidade histórica carimbado com as digitais da conveniência.


Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas