sexta-feira, julho 05, 2024

Prefeito baiano é cassado por deixar de sancionar leis e dever ao INSS

 

Prefeito baiano é cassado por deixar de sancionar leis e dever ao INSS

Por Francis Juliano

Prefeito de Barra do Mendes, Antônio de Napo
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O prefeito de Barra do Mendes, na região de Irecê, Centro Norte baiano, Antônio Barreto de Oliveira (PDT), foi cassado pela Câmara Municipal. Em sessão da noite desta quinta-feira (4), os vereadores votaram pela cassação do gestor por 7 votos a 2.

 

O prefeito, conhecido por Antônio de Napo, respondia por crime de responsabilidade. As acusações eram de que ele não promulgava leis enviadas pela Câmara Municipal nem arcava com débitos com o INSS, que somariam quase R$ 8 milhões.

 

Com o afastamento de Antônio de Napo assume o Executivo local o vice-prefeito Simão Rodrigues França. O relator do caso foi o vereador Miguel da Canarina (PSD), que foi acusado de assédio sexual em promessa de emprego para uma moradora.

 

Votaram a favor da cassação os vereadores André do São Bento (PL), Eliene (PL), Suely (PSB), Plínio Filho (PSD), Miguel da Canarina (PSD), Montanha (PDT) e Beto da Queimada (Podemos. Os que votaram contra o afastamentos foram Medrado (PSD) e Adriana Abreu (PSB).

 

Em novembro do ano passado, o prefeito de Barra do Mendes chegou a ser afastado do cargo, mas conseguiu reverter a decisão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

BAHIA nOTÍCIAS


NOTA DA REDAÇAO DESTE BLOG -. No caso do prefeito de Barra do Mendes, Antônio Barreto de Oliveira, sua cassação pela Câmara Municipal indica um desfecho sério e provavelmente relacionado a irregularidades ou falta de confiança por parte dos vereadores em sua gestão.

Quanto a Jeremoabo, os vereadores parecem estar enfrentando desafios significativos para lidar com várias questões, desde supostas irregularidades nos recursos da Previdência Social até casos de nepotismo e outros problemas administrativos. A referência à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sugere que há um ambiente de investigação em potencial, mas parece haver frustração quanto à capacidade ou vontade dos vereadores de abordar essas questões de forma eficaz.

Esses eventos refletem não apenas desafios locais específicos, mas também questões mais amplas de transparência, responsabilidade e eficiência na administração pública, que são cruciais para o funcionamento democrático e a confiança da população nas instituições governamentais.

CPI em Jeremoabo parece que só com nova câmara...





Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas