Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, julho 04, 2024

Parque da Sementeira: esclarecimentos Prefeitura de Aracaju

 em 4 jul, 2024 4:00

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias este espaço vem recebendo críticas de leitores e moradores da região do Parque da Sementeira – como também notas de entidades como a AEASE – sobre a obra as mudanças que a Prefeitura de Aracaju vem realizando no local, com a implantação de quadras com cimento, além de retirada de árvores. Em respeito ao contraditório o blog recebeu a seguinte nota da Prefeitura:

A Prefeitura de Aracaju segue com o projeto de requalificação do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Causa espanto nota divulgada nesse blog pela Aease, dando conta de eventual corte indiscriminado de árvores e impermeabilização de áreas verdes do referido parque.

Trata-se de grave equívoco, decorrente da desinformação acerca do projeto em andamento, pois o que está ocorrendo é exatamente o inverso. Ou seja, demolição de edificações existentes, inclusive com a retirada de órgãos públicos instalados no parque, visando ampliar as áreas verdes disponibilizadas à população. A nova área esportiva, por exemplo, corresponde a apenas 4,5% de todo o Parque, e foi completamente reconstruída em uma área de grama, sem supressão vegetal.

Com efeito, está prevista a supressão seletiva de indivíduos arbóreos, principalmente de coqueiros, os quais apresentavam alguma injúria como perfurações por brocas, fissuras na base do caule e necroses, inclusive com risco iminente de queda. Ressalte-se que cada árvore suprimida será compensada em montante muito superior. Sem embargo, 1.500 novas árvores serão plantadas no parque, ampliando a cobertura.
Frise-se que todo o processo de produção de mudas que ocorre no horto florestal é realizado por equipe composta por biólogos, engenheiros agrônomos, arquitetos e engenheiros florestais, dentre outros.

Por fim, destaque-se o comprometimento da gestão municipal com as áreas verdes da capital sergipana, com compensações ambientais e a implantação de novas Unidades de Conservação no município, as quais representam, nos últimos cinco anos, um incremento de 73% nas áreas protegidas da cidade, representando mais de três milhões de metros quadrados de área protegida, o que representa forte contribuição ao enfrentamento da crise climática.

Obs: o blog continuará acompanhado de perto todo este processo, como também as ações das entidades que manifestaram preocupação com as mudanças que estão sendo realizadas.

 

Areia Branca: Sousa o fiel da balança Pelo que se comenta nos bastidores do município de Areia Branca a disputa está acirrada entre o ex-prefeito Agripino e o ex-deputado Talysson de Valmir. Por fora corre o ex-prefeito Sousa que nos últimos meses vem recebendo muitas adesões. Sousa é pré-candidato pelo Avante e para muitos é o fiel da balança para decidir o pleito eleitoral.

João Marcelo e Dores  As eleições municipais em Nossa Senhora das Dores ganham um novo componente com o surgimento espontâneo do nome do ex-prefeito e ex-deputado estadual João Marcelo como uma opção à disputa de outubro. Com uma liderança própria e independência política, João Marcelo já confessou que está disposto a enfrentar esse novo desafio, colocando sua disposição e experiência a serviço dos dorenses.

Laço forte O ex-deputado, que tem se dedicado aos negócios privados, mantém seu laço forte com o município e desponta como a opção mais viável da oposição, principalmente após a decisão da Justiça Eleitoral que tornou o ex-prefeito Dr Thiago inelegível. Já o atual, Mário da Clínica, demonstra uma certa apatia com o processo, sem realizar, até o momento, nenhuma movimentação de pré-campanha que convença seu eleitorado.

 

 

 

 

 

 

 

Gratidão e justa homenagem em Porto da Folha: rodovia Gildo de Souza Xavier E ontem, 03, ao assinar ordem de serviço no município de Porto da Folha, o governador Fábio Mitidieri, referendou o a decisão da Câmara de Porto da Folha, de homenagear a rodovia que liga o Trevo de Carmenildo ao Trevo do Egídio, passando pelos povoados Lagoa da Volta e Linda França, com o nome do grande cidadão Gildo de Souza Xavier, falecido em 2021.  Familiares do homenageado, presentes ao ato, ficaram emocionados e um dos filhos de Gildo, Gilmar  Xavier, falou em nome da família. O agradecimento se estendeu também ao prefeito Miguel e aos vereadores do município.

 Melhor do Nordeste  O estado de Sergipe, mais uma vez, foi destaque positivo na imprensa nacional. Um levantamento inédito feito pelo Índice de Progresso Social (IPS Brasil), publicado pelo jornal O Globo, revela que Sergipe tem a melhor qualidade de vida do Nordeste e a 10ª do país. O governador Fábio Mitidieri destacou que esse resultado é em decorrência das ações que vêm sendo realizadas desde o início da sua gestão.

 Melhor do Nordeste II “Este resultado é reflexo direto do trabalho incansável que temos realizado desde o início da nossa gestão. Temos direcionado nossos esforços na geração de emprego, na promoção da renda e realização de obras estruturantes, todos fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e para o bem-estar do povo sergipano. Nosso compromisso com o equilíbrio fiscal do Estado também tem sido uma peça essencial para que investimentos sejam realizados em Sergipe, possibilitando um progresso sustentável e contínuo”, ressaltou o governador Fábio Mitidieri.

Câmara Aracaju: Presidente, Ricardo Vasconcelos, utiliza a tribuna para comentar sobre emendas impositivas Ontem, 3, o presidente da Casa Legislativa, Ricardo Vasconcelos, utilizou a tribuna no Pequeno Expediente para comentar sobre a aplicação das emendas impositivas. “Vamos agora ver de perto as melhorias na vida da população com a liberação das nossas emendas”, comentou, apontando que está ocorrendo o asfaltamento de algumas ruas da cidade de Aracaju por conta disso.  Além disso, o presidente da Casa ressaltou que nesta quinta-feira (04/07) será o início da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Vamos iniciar a votação da LDO e é a hora dos vereadores deixarem sua marca. Estou propondo emendas que buscam garantir um plano de salário para os agentes de trânsito e a realização de concursos para professores e médicos. Temos que analisar as emendas com muito cuidado e compromisso com nosso povo. Sempre há um subterfúgio para não fazer pelo fato de não existir previsão orçamentária em algum local. É o momento de aparar as arestas. Precisamos deixar tudo arrumado para que Aracaju siga se desenvolvendo e tenha qualidade de vida para todos nós”, finalizou.

Entenda sobre as emendas impositivas Os vereadores possuem emendas impositivas, que permitem a destinação de recursos orçamentários para determinados locais. Essa destinação ocorre a partir de um planejamento financeiro, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada vereador da CMA tinha pouco mais de R$ 2,3 milhões. Como são 24 vereadores, o valor total para distribuição foi de R$ 56,6 milhões. Deste valor, 50% é destinado para a área da saúde.

 Entenda o que é a LDO A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende o modelo orçamentário brasileiro, que é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). No caso da LDO, uma das principais funções é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no Plano Plurianual (PPA). Também é papel da LDO proporcionar um ajuste nas ações governamentais e selecionar, dentre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente.

Sindicato dos Servidores Públicos de Lagarto repudia postura da prefeita em relação ao Plano de Cargos e Carreira Deu no site O Bolo é GrandeO Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lagarto (SINDLAGARTO) na terça-feira, 02,um vídeo veemente criticando a conduta da Prefeita Hilda Ribeiro em relação ao Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais. De acordo com o presidente do sindicato, desde o início do mandato da prefeita, há seis anos, ela tem frustrado as expectativas dos servidores ao prometer a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCCV), apenas para impor obstáculos significativos agora, no final de seu mandato.

Tocador de vídeo
00:00
01:24

 

Decepção e engano Continua o sindicalista: Em suas declarações, o presidente do SINDLAGARTO destacou a constante decepção e a sensação de engano que permeia os servidores municipais, que esperam há anos por uma estrutura salarial justa e transparente. A promessa não cumprida da prefeita tem gerado descontentamento crescente entre os trabalhadores municipais, que veem suas perspectivas de progresso profissional e financeiro frustradas.

Sem diálogo O vídeo divulgado pelo sindicato aponta para a necessidade urgente de diálogo e ação concreta por parte da administração municipal para resolver essa questão vital para o funcionalismo público local. Enquanto a prefeita enfrenta críticas, o SINDLAGARTO reafirma seu compromisso de defender os direitos e interesses dos servidores municipais, buscando uma solução justa e transparente para a implementação do PCCV.

Lançamento do Mapa de Gestão de Lideranças em São Paulo A Secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, participou ontem, 3, do lançamento do Mapa de Gestão de Lideranças, que aconteceu no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo. O Mapa de Gestão de Lideranças foi criado para oferecer aos gestores e dirigentes públicos uma visão  detalhada e aprofundada sobre os processos de gestão de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho é o último mês para a pré-campanha eleitoral. Advogado do escritório Fabiano Feitosa, Victor Lopes, fala sobre o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Veja o que a legislação diz sobre isso aqui: https://www.instagram.com/p/C87NCnJOCDm/

Itabaiana: Unidade Básica de Saúde José Teles de Mendonça será inaugurada amanhã, 5 A Unidade Básica de Saúde José Teles de Mendonça (Zéinha de Miguel), situada no Bairro Marcela, será inaugurada nesta sexta-feira, 05 de julho. A cerimônia será realizada às 19h na própria unidade, que fica situada na rua Antônio Joaquim de Santana (próximo a segunda rotatória do Loteamento Santa Mônica 01). A UBS é “irmã gêmea” da Unidade inaugurada em maio deste ano no bairro Mamede Paes Mendonça.

Modernas instalações A UBS José Teles de Mendonça está equipada com modernas instalações e duas equipes de saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde. A unidade oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas, atendimentos de enfermagem, odontologia, vacinação e programas de saúde da família.

Avanço na saúde pública “A UBS José Teles de Mendonça representa um avanço significativo na saúde pública do nosso município. Estamos comprometidos em oferecer atendimento de qualidade e humanizado para todos os cidadãos, e essa unidade é um exemplo claro desse compromisso,” afirmou Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana.

Desafogará atendimento em outras UBSs O secretário de Saúde, José Suelton, ressaltou que a nova unidade irá desafogar os atendimentos em outras UBSs da cidade, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. “Essa UBS foi projetada para atender as necessidades específicas da população do bairro Marcela, comunidade que tem crescido muito, garantindo acesso a serviços de saúde essenciais perto de suas casas,” disse.

INFONET

Em destaque

Festa no Povoado Ricaho do São José: Um Comentário Crítico

Observem nessas fotos acima as toalhas de mesas e material usado no Café da Alvorada. J á nessas fotos abaixo observem se são as mesmas toa...

Mais visitadas