O nosso grande problema é que o tema cidadania e formação politica ficaram desprezados com o passar do tempo, principalmente através do período que estamos vivenciando com Deri do Paloma juntamente com seu vice prefeito Fábio da Farmácia.
Será que esse período negro comandado por Deri e coadjuvado por Fábio da Farmácia fez com que em Jeremoabo não estamos mais formando cidadão como indivíduos capazes de exercer plenamente a sua cidadania, mas seres que não conseguem enxergar apenas alguns metros além dos seus narizes .
Hoje podemos afirmar que a politica de Jeremoabo partindo para uma terceira via sem nenhum merito é um verdadeiro saco de batatas bichadas onde os figurantes são as mesmas figuras que já estiveram direta ou indiretamente participação em algumas das gestões e foram coniventes na medida em que se locupletaram de cargos e benesses enquanto Jeremoabo sucumbia e ainda sucumbe no fosso profundo do atraso político e administrativo .
Com o surgimento de uma terceira via, será uma dádiva vinda de Deus para agraciar Tista de Deda que tem um eleitorado mais consolidado, além de contar com o apoio dos 07 vereadores.
Jeremoabo não aceita a politicagem que é uma forma distorcida da politica que devido a fatores como falta de conhecimento, ignorância ou pura malícia passam a utilizar-se de ataques pessoais que tem por objetivo atender apenas aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio, ela geralmente vem acompanhada de atos antiéticos e de uma completa ausência de respeito as pessoas e aos direitos individuais , a politicagem visa o benefício próprio e não da sociedade, são essas as ações dos chamados politiqueiros que estão permanentemente querendo se dar bem ás custas do povo.
A seguir, são apresentadas algumas reflexões sobre o texto:
- Afirmo que a falta de formação política e cidadania é um problema sério em muitos municípios brasileiros. Essa falta de formação pode levar à corrupção, ao clientelismo e à alienação política, aliás, Jeremoabo através dessa administração conseguiu know how em corrupção e improbidades, malversação com o erário público, etc,
- As gestão de Deri do Paloma com o vice-prefeito Fábio da Farmácia, de fato, foi marcada por denúncias de corrupção e nepotismo. Essas denúncias contribuíram para a deterioração da credibilidade da política em Jeremoabo.
- A emergência de uma terceira via na política de Jeremoabo é um sinal de insatisfação da população com as opções apresentadas. No entanto, é importante que essa terceira via seja composta por pessoas comprometidas com a mudança e com o interesse público e não quem apena muda de partido porém a doença é a mesma,
Para superar os problemas apontados pelo acima, é necessário que a população de Jeremoabo se mobilize pela educação política e cidadania. É importante que as pessoas sejam informadas sobre os seus direitos e deveres políticos e que sejam capazes de avaliar as propostas dos candidatos.
A educação política e cidadania também deve ser promovida pelas instituições públicas e privadas. As escolas, as universidades e os meios de comunicação podem contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participativos.